quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

O CUIDADOR DA PIÚVA




 

Imagens do meu arquivo (JRS)


     Era cedo. Aquele senhor - já tinha reparado -, passava sempre por ali naquele horário. Deduzi que ele se dirigia à padaria e aproveitava para uma caminhada mais longa. Afinal, conforme vamos envelhecendo, mais ainda precisamos nos preocupar com os músculos para que não se travem. De repente me deu um estalo: "De onde eu o conheço? Ele não me é estranho!". Pensei...pensei..."Ah, já sei! É da rua de baixo, a seguinte, onde tinha aquele ipê que enchia os nossos olhos e as nossas almas até poucos anos". 

   Um dia após eu passei defronte da casa. Coisa triste. Agora, daquela frondosa árvore, onde tanta gente se detinha encantada em épocas de floradas, apenas um toco restava apodrecendo. As gerações vindouras nunca imaginarão aquela beleza. Era uma árvore na calçada, entre tantas calçadas que nem um arbusto tem. Uma piúva, um ipê amarelo muito atraente.

      Aquele senhor...a sua dedicação...os elogios que tantas vezes mereceu... 

          Aquele senhor....aqueles passos inseguros ao amanhecer...

          Aquela piúva...aquela paz de um ser vivente tão belo...

    Aquela rua...e os tantos logradouros que anseiam por um paisagismo que evidenciem o quanto a natureza deve ser protegida e promovida. Dali, daquela beleza tamanha, quantas sementes germinaram com inigualável genética? Não sei. Agora já não existe mais!

        Aquele senhor me fez pensar na velhice, em recordar um pensamento de Epicuro: "Não é ao jovem que se deve considerar feliz e invejável, mas ao ancião que viveu uma bela vida. O jovem na flor de juventude é instável e é arrastado em todas as direções pela fortuna; pelo contrário, o velho ancorou na velhice como em um porto seguro, e os bens que antes esperou cheio de ansiedade e de dúvida, os possui agora cingidos com firme e agradecida lembrança".

       Aquele senhor...o cuidador da encantadora piúva!
 
       Um desafio a todos: viver uma bela vida.

2 comentários:

  1. Oh, Zé Ronaldo... Um grande abraço! Se quiser mais histórias de pescarias da minha época, dá um alô: WhatsApp: (44) 9.9867-7825 - Acertamo, hein, vovô??? - kkkk Grande abraço, professor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diógilei. Não achei você. Pode me enviar pelo email histórias do saudoso João Zacarias. ronaldo.jrszero@gmail.com

      Excluir