sábado, 12 de julho de 2014

EM TEMPO DE FUTEBOL


Tio Dico e sua canoinha no rio Puruba (Arquivo JRS)

              É final de Copa do Mundo! Novamente a Alemanha está lá! Que falta do Daniel Sabiá, do Domingos e de tantos outros futebolistas caiçaras!
Que tal recordar um pouco?

           Domingos, filho do Licínio Barreto, funcionário público do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), aos domingos era juiz (árbitro) de futebol. Até uniforme da “LUF” tinha (para ser respeitado dentro de um limite, de acordo com as torcida). Foi ele que contou o seguinte causo:
                “Isso aconteceu logo depois da conquista do tri pelo Brasil, num jogo no campo do Puruba, um paraíso de borrachudos na boca da barra. O time da casa fazia uma partida decisiva contra o Recurso  (do Saco da Ribeira) e perdia por 1 a 0. No último instante, marquei um pênalti que beneficiava o pessoal do Puruba.
                Depois da bola ajeitada na marca, o atacante Dico tomou distância de 15 metros e aguardou o apito. Esperei o silêncio. Assoprei a ordem para o caneludo caiçara sair disparado.
                Que beleza! Foi um estouro!
                A bola arrebentada seguiu firme na direção do goleiro Cardo. Em fração de segundos adentrou pelo arco o couro e o capotão (câmara de ar, de borracha). Foi duplo frango! Eu validei o gol, ou melhor, os dois. O resultado se inverteu, o tempo acabou. O Puruba ganhou a peleja por 2 a 1.
                Depois de muitos xingamentos, inclusive à mamãe, o Recurso, através do técnico Paulo Sabão, apelou para outro imparcial juiz presente – o Daniel Sabiá. Este decidiu tudo com esta frase:
                ‘Estourou, mas entrou na caçapa! O Puruba é campeão da Taça José Zabeu. Viva nós, viva tudo, viva o Chico Barrigudo!’.

          Depois foi só alegria com muita bebida e comida! Até escaldado de ostra tinha!”.

                Só acrescento agora o que mano Jairo fez questão de relembrar: 
                  "Sem contar que em outro jogo o Chico Preto, do Itaguá, ao chutar o pênalti, fez com que o goleiro pulasse no canto esquerdo para pegar a chuteira que escapou do seu pé, enquanto a bola entrava pelo canto direito". É mole?









Sem contar, que em outro jogo, o Chico preto, ao chutar o pênalti, fez com que o goleiro pulasse no canto esquerdo para pegar a chuteira que escapou do pé dele, enquanto a bola entrou no canto direito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário