quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

UM PRINCÍPIO DE AUTENTICIDADE

Que maravilha! É o Perequê-açu!


                Hoje eu esperava  encontrar com o Júlio Mendes, o carnavalesco que prossegue a Saga do Vô Lindolfo, o “Prega fogo”.  A minha  intenção – faço agora! – é parabenizá-lo pela participação nas marchinhas do coreto. Foi ótima a música e a representação do Juvenal e sua tuba. Também adorei as outras composições que pude acompanhar. Parabéns  a todos os participantes!

                Um pouco antes do início do concurso, apreciei a animação do matinê com Mário Gato e sua trupe, todos caiçaras que estavam relegados, esquecidos em suas casas. É muito importante isso! Na ocasião seguinte, dois dias depois,  vi o mesmo grupo puxando as marchas carnavalescas embaixo de uma amendoeira, na Praia Grande. Que bom, pessoal!

                Toda essa gente, de gerações distintas, mas caiçaras que adoram festar, estão mostrando que, conforme escreveu Shinyashiki, “precisamos ir ao encontro de nós mesmos, da nossa originalidade e autenticidade”.  Também afirmou num dia desses o amigo Júlio:  “Os nossos ritmos e as nossas letras são de uma beleza muito particular. O festival  de marchinha a cada ano reforça isso”. Eu aposto que sim!

                As primeiras manifestações carnavalescas desta vida, conforme já disse, eu presenciei no clube do Anchieta Futebol Clube, a “Cocheira” conforme o repúdio da dona Aparecida, no Perequê-mirim. Porém, naquela mesma época, começo da década de 1970, o ritmo “corria solto” no Bar do Peres (Lázaro), na Zenaide, Jacundino e Araca (Enseada); no  alto do morro, entre a Enseada e a Toninhas, estava na moda  A Caverna, do Newton Ciryllo. No "perímetro urbano", bem na margem do rio Acarau, a folia total acontecia no Le Bateau. Já na avenida Yperoig, a mocidade causava deslumbres nas proximidades do Patapraia e do Princesa.  Finalmente, após enfrentar um acesso barrento, eis o Rancho do Galo e o Hotel Jangadeiro no Perequê-açu.  
           Tempo bom! Era festa, suor e cerveja! Tudo na maior limpeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário