sábado, 2 de fevereiro de 2013

SAUDAÇÕES AOS ESTUDANTES



            Que bom que vocês estão estudando! Muitos não querem; alguns só têm a vida escolar em sonhos. Outros, desde que nasceram, só vivem para a sobrevivência, trabalhando. Eu precisei começar aos doze anos como simples servente de pedreiro. Depois, ao completar os quatorze, já estava com a Carteira de Trabalho assinada, trabalhando onze horas por dia atrás de um balcão, carregando mercadorias etc., mas nunca deixei de estudar.  Desde esse tempo tenho contribuído para a Previdência Social, esperando um dia a aposentadoria para diminuir o meu ritmo e as minhas preocupações. Espero!

            Que bom que vocês estão firmes para outro ano letivo! Agradeçam aos seus pais por isso! Não considerem isso como presente, mas como investimento, como algo que ninguém poderá tirar de vocês. Isto é o conhecimento. Já disse um antigo líder: “Um bom pai não estraga os filhos com presentes”. Tenho certeza de que vocês reconhecem os esforços de seus pais para estarem aqui, com feições saudáveis, animando as nossas  esperanças enquanto pais, professores e amigos.

            Que bom que vocês estão aqui hoje! Ao olhá-los penso: todos já estão promovidos, com nota máxima. Afinal, eu acredito na evolução, na lógica de que uma geração deve ser melhor do que aquela que a antecedeu. Pode ser que alguém cause decepções ao guinar o caminho da retenção, mas isto nunca trará alegrias, podem crer. Não me desapontem. É isto que eu penso desde adolescente: eu devo ser melhor que o meu pai; não posso me acomodar e esperar a morte no mesmo nível alcançado pelo “velho”. Trata-se de honrar o sangue e suor dos nossos antepassados, além de avivar as alegrias dos contemporâneos na esperança de um lindo futuro. Entenderam?

            Enfim, eu vejo a escola como um lugar capaz de produzir um aspecto do caráter moral denominado de cidadania. Sei que vocês têm disposição para a virtude. Portanto, não se escondam de seus deveres.  Tenho pena daquelas pessoas que são reprovadas na escola e, depois, pela vida.

            O esforço para captar os elementos de análise da sociedade é pouco. Os meandros da nossa língua, das ciências exatas e  das inúmeras disciplinas também são desafios elementares. Leiam bem o material que têm em mãos. Leiam boas obras. Questionem. Eu, sempre que desejarem, ouvirei seus argumentos. A minha força, a vitalidade da sociedade depende de vocês. Já pensaram a respeito disto?

            Bem-vindos! Bem-vindas! Sejam felizes!
            Sejamos felizes neste novo ano letivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário