terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

SÃO GONÇALO EM UBATUBA

Sinta-se em casa, Dada!


         O caiçara Rogério Estevenel, neto da dona Gertrudes, da Praia das Toninhas, continua se interessando pelas nossas manifestações culturais, sobretudo as danças. Aliás, ele é um ótimo fandangueiro! Neste texto, representando a Pastoral Fé e Política da Igreja Exaltação da Santa Cruz, ele discorre a respeito da Dança de São Gonçalo, salientando que é uma  das riquezas provenientes do tempo colonial que deve continuar para as futuras gerações.

         Diante de tantas interferências que o povo caiçara sofreu e que provocaram a descaracterização de parte de nossa cultura, manifestações seculares ainda persistem junto às comunidades caiçaras mais tradicionais tais como a Dança de São Gonçalo que pode ser apreciada como pagamento de uma promessa do Sr. Jurandir (Didi) do bairro do Prumirim, sendo realizada num espaço próximo a capela São Judas Tadeu na praia Vermelha do Norte reunindo dezenas de pessoas que puderam conferir essa tradição caiçara mais de perto. A dança contou com a participação de 10 casais que em reverência ao glorioso São Gonçalo dançaram e sapatearam com muita fé e devoção ao som de viola do mestre Sr. Dito Fernandes, contramestre Seu Jorge e Pedrinho e rabeca com Marinho, por aproximadamente três horas com duas breves pausas.
         No início da dança foram feitas as recomendações pelo mestre da dança Zeca, que ilustrou a tradição dizendo que essa dança ele aprendeu com seus antepassados, que só iria parar de dançar quando Deus quisesse e que estaria disposto a passar esses conhecimentos às novas gerações para que essa tradição não venha a desaparecer de nossa cidade. Durante a apresentação recebemos a ilustre presença do Revmo. Frei Bruno Manzoni que prestigiou o momento ressaltando a importância de tal manifestação para a solidificação da fé junto às comunidades mais afastadas.
         Dentre as cidades do litoral norte e região, Ubatuba é a cidade que possui um amplo acervo imaterial com danças peculiares como os da suíte de danças do Fandango Caiçara (Xiba, Ciranda, Cana-verde, Canoa, Caranguejo, Tontinha, Chapéu), Folia do Divino e de Santos Reis esta última totalizando aproximadamente oito grupos na ativa em nossa cidade, Congada de Bastões - Sertão do Puruba, Quadrilha e Dança da Fita - Itaguá, Dança de Boi e bonecões de cortejo João Paulino e Maria Angu os quais necessitam de apoio da comunidade e órgãos oficiais para a manutenção e revitalização desse patrimônio que é não só de Ubatuba, mas do Brasil.

Fonte: O Guaruçá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário