segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

É O BITO CRODE!

Mesmo caída essa árvore  ainda nos faz recordar de histórias.



                Em véspera de Natal, recordando de tanta gente boa que já passou pela minha vida e querendo partilhar as minhas anotações com os parentes e outros muitos amigos da atualidade, ofereço uma passagem que bem poderia ter acontecido em torno de uma refeição, logo após a Cantoria de Reis no presépio de qualquer lar caiçara, num tempo onde o espírito de solidariedade era a salvação da miséria.

                Os caiçaras hoje em dia não são muitos, mas ainda se encontram para ativar as recordações de outro tempo, onde havia mais proximidade e afinidades entre os moradores desse pedaço de chão ubatubano. Em tais ocasiões muitos nomes e lugares são lembrados. O finado parente Benedito Cláudio, o "Bito“Crode”, um notório contador de causos, também afeito a mentir descaradamente, dificilmente escapa dessas reminiscências.
                Às vezes nem sei se já contei tal ou tal causo. Hoje, mexendo nuns papéis, encontrei anotações que me deixam em dúvidas. Perdoem-me pela falha, mas aí vai!
                Numa noite dessas, numa roda de causos, o tio Salvador elencou uma série de situações vivenciadas com o Bito Crode. Uma delas foi na Ponta dos Cações, entre as praias da Domingas Dias e Dura, quando eles arrastavam puçá em busca de camarão para servir de isca. Era começo de primavera: época de pesca de carapau, um peixe muito cobiçado por nós. Nesse tempo, ou melhor, na ocasião, o mentiroso estava pensando em se converter à religião dos “crentes” da Congregação Cristã no Brasil, cuja sede era na Praia do Lázaro, mas acabara de abrir uma filial na Praia Brava da Fortaleza, por volta de 1960. Pretendendo se justificar aos outros  companheiros de pescaria, todos católicos, ele disse:
- Li na Bíblia que “os mentirosos não entrarão no Reino de Deus”.
Ao perceber que os outros esboçaram risos, devido ao seu talento (e vício!) de mentir demais, ele rapidamente acrescentou:
                - Também está gravado na Escritura Sagrada, num pedaço mais pra frente, que “serão bem-aventurados aqueles que perdoarem os mentirosos”.
                Nesse momento, aí sim, todos riram ao perceberem a alternativa pensada tão depressa para aliviar a condição do mentiroso.
                Ah, o Bito Crode!

                Desejo a todos:
Um feliz Natal, boas festas e... muita criatividade, resistência e carinho para romper o próximo ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário