segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

TEMOS DE SABER?


                Sempre tem alguém, geralmente adolescente, que faz esta pergunta (do título) assim que aparece um tema novo.  Eu respondo prontamente que é melhor saber do que continuar na ignorância.
                Continuar na ignorância, além de ficar alheio às implicações de um assunto, também contribui para aumentar a massa manipulável, que beneficia apenas uns poucos.
                Fiz esta introdução apenas para abordar o conceito de hotspot, criado em 1988 pelo ecólogo inglês Norman Myers, cuja definição é de ecossistema que cobre uma pequena parcela da superfície da Terra, mas abriga uma alta porcentagem da biodiversidade global.
                De acordo com o Conservation Internacional do Brasil, no mundo as áreas de hotspots são 34 e podem ser considerados “prontos-socorros da biodiversidade”. Dois deles ficam no Brasil: Cerrado e Mata Atlântica. Portanto, o nosso município (Ubatuba) compõem-se num hotspot.
                Talvez alguns dirão: “E eu com isso?”.  Santa ignorância!
                Ideal seria se os políticos, sobretudo aqueles que estão nos representando agora, aprendessem mais desse conceito e de outros, participassem de cursos de educação ambiental e buscassem, via legislação, inclusive internacional, a parte que nos cabe receber e cumprir como membros de um hotspot.
                Eu creio que a cultura caiçara ainda tem muitos aspectos para contribuir em direção a este foco denominado de hotspot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário