terça-feira, 1 de janeiro de 2013

QUE ESPÍRITO!

Capela da praia do  Puruba - Foto: Júlio Mendes


           Andei sumido devido a uns cambotes que o sistema me aplicou. Explico: graças à empresa TIM (mais uma que pensa nos lucros com pouquíssimos investimentos!), estou com um acesso precário à rede (internet), perseguindo aparições esporádicas de um sinal positivo que permita fazer minhas postagens e receber as manifestações dos amigos. Não sei por quanto tempo isso vai continuar, mas desconfio que se estenderá por todo o verão. Haja paciência! Porém, não será a paciência o principal ingrediente para romper o dia-a-dia, o novo ano que aí está?

            Em tempo de festas  - e de férias! – a gente vê cada coisa neste chão caiçara! Eis uma delas:
No dia de Natal, antes do dia clarear, saí para a caminhada diária, seguindo a via principal do bairro, e, depois, alcançando a rodovia, avancei até ao pé-da-serra. Ao passar diante da igreja católica, justamente na porta principal por onde, na noite anterior, tantos adentraram para a tradicional “Missa do galo”, avistei um casal “muy caliente”, ambos ainda vestidos em gorros de Papai Noel. Soltando faíscas de espírito natalino, chegando às vias de fato, sem se importarem com aqueles solitários passantes na via - de fato! - lá estavam os dois “fazendo o que Deus mandou”.
Que lindo! Provocou-me reminiscências de um antigo programa televisivo, onde a chamada era: “Faça amor. Não faça guerra”.
Achei a palavra: escanchar. Será este  –também! -  o espírito dos festejos da passagem do ano?
       Eu prefiro o espírito de criatividade dentro da tradição do nosso povo, sobretudo quando praticado pela Cia de Reis Cantamar, sob a batuta do amigo Júlio Mendes,  nessa época levando o Reisado às famílias que prezam tal demonstração de carinho, com muita arte e alegria. Com essa companheirada, eu fui acolhido pela tia Baía, na praia do Puruba, pelo Dito Fernandes e dona Mocinha, no sertão do mesmo lugar. Também foi um prazer cantar na casa da Ana (na Estufa) e do Paulo, filho do grande artista Da Motta, no Perequê-açu. E vamos seguindo adiante!
           Feliz 2013 a todos, sobretudo aos seguidores do blog!
           Viva a nossa vontade de festejar e de levar a alegria da nossa tradição!
           Viva todos da Cia de Reis Cantamar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário