sábado, 19 de janeiro de 2013

UM SENHOR SARGO!

Barcos de pesca no Saco da Ribeira


                A Praia Brava da Fortaleza, até a metade do século XX, pertencia à família Cruz, sendo  os irmãos Lodônio, Siledônio e Sebastião os mais velhos que cheguei  a conhecer. Depois foi comprada por um ricaço chamado pelo pessoal do lugar de Crausmirim. Hoje não sei dizer "em que pé as coisas andam".
               Após toda a praia se tornar de um único dono, começaram as mudanças radicais: primeiro foi o aterramento do mangue com areia transportada do próprio lagamar. O meu tio Nelson e outros adolescentes do lugar  ganhavam por lata de areia transportada nos ombros; o outro destaque ficou por conta da mansão que dominava todo o jundu. Nas imediações foram plantados centenas de coqueiros. O gramado era lindo!
                Enquanto os rapazes transportavam latas de areia, o Bito Crode, sentado por ali, contava os seus exageros. Num momento eram dois trilhos que boiavam próximos da Lage Grande. Imagine só! Um pouco depois disse que a Praia Brava era do tio João Barreto, que a trocou por um sargo. Onde já se viu uma praia bonita dessa se equiparar a um peixe da costeira!? No mesmo instante todos aqueles que pararam para escutá-lo fizeram expressão de descrença . Era demais mesmo!
                Ao  perceber que os companheiros acharam um exagero na fala, o contador de causo encontrou um jeito para remediar a situação:
              - Mas não era um sarguinho! Era um bitelo desse tamanho! Um senhor sargo!
            Ao abrir a braçada, todos sorriram e voltaram à tarefa. Agora sim! Ficou mais plausível a informação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário