segunda-feira, 29 de outubro de 2012

NOSSOS BENS, NOSSAS LEIS



                A partir da Constituição Federal (1988), saíram as novas constituições estaduais e municipais do Brasil. A da nossa Ubatuba é de 1990; deve nos reger até quando a Lei Maior perdurar. Foi pensando em novas atitudes em relação a nossa cultura e ao nosso local que ajudamos no projeto recente do Museu Caiçara. Esperamos um grande empenho para avançarmos. Afinal, de iniciativas assim poderemos nos engajar com um grupo mais forte no capítulo II (da competência do município), em seu artigo 5º, incisos III e IV. Diz lá:
                O Município tem como competência concorrente com a União e o Estado, entre outras, as seguintes atribuições: proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos, bem como garantir o uso público das áreas de interesse turístico, zelando pela segurança das pessoas que frequentam essas áreas através de medidas de prevenção de acidentes. Impedir a evasão, a destruição e a descaracterização das obras de arte e de outros bens de valor histórico, artístico e cultural.
               
Projeto: Nossa Praça Viva [em Ubatuba]
AAMuC

Ubatuba tem lugares privilegiados que nem estão catalogados como potenciais de transformação da cidade. Também tem muitas pessoas dispostas a contribuírem nos atalhos da memória. Da nossa memória! A nossa Praça 13 de Maio é a escolhida para a primeira oficina de memória.
Objetivos
1. Recuperar e recolher imagens da praça (fotografias, gravuras e outras).
2. Recuperar e recolher textos que fazem referência à praça (artigos de jornais, convites, contos, poesias etc.).
3. Estimular a produção de textos a partir da memória das pessoas em convivência com a praça.
4. Criar um vídeo com depoimentos de pessoas sobre algum fato que envolveu a praça.
5. Catalogar, identificar e emplacar com nome científico e popular todas as árvores existentes na praça. Cada árvore receberá um nome de gente, em homenagem às pessoas lembradas e citadas nos textos e depoimentos.
6. Promover, no dia 13 de maio de 2013 uma amostra de textos, imagens, poesias, músicas, jograis, observação de pássaros etc., tendo como tema a praça 13 de Maio.
7. 2ª etapa - Do material recolhido, editar um livro sobre o memorial “Praça 13 de Maio, em Ubatuba”.
O Museu Caiçara pede a todas as pessoas que tenham documentos, fotos, artigos, ou que possam escrever a sua lembrança sobre a praça 13 de Maio para colaborarem nessa empreitada.
A história de uma cidade é uma colcha de retalhos e cada retalho tem a sua história. Que as gerações futuras conheçam a história da nossa praça 13 de Maio. Ubatuba agradece!
Material como fotos, gravuras, textos antigos (de estima) será reproduzido (xerocopiado, escaneado ou digitado) e devolvido ao seu dono. Iremos em sua casa recolher o material.
Entre em contado pelos telefones (12) 9721-1673 e 3832-1371 ou através do e-mail: julinhomendes@terra.com.br.
Associação dos Amigos do Museu Caiçara - AAMuC
Museu Caiçara de Ubatuba
Rua Pescador “Antonio Athanásio da Silva”, 273 - Itaguá
Ubatuba - SP - CEP: 11.680-000







Nenhum comentário:

Postar um comentário