quarta-feira, 17 de outubro de 2012

MANIFESTO


Bem vinda, Denise! Não chore, Mafalda!

                Na semana passada, com um grupo de adolescentes de diversos pontos do lado Sul do município, fiz questão de dar a conhecer sobre manifestos.

                Manifesto é um recurso que temos para conscientizar e avançar em nossas lutas, nas coisas que acreditamos. Um exemplo bem conhecido, do século XIX, é o Manifesto Comunista, de K. Marx e F. Engels.

                Geralmente os manifestos trazem justificativa, meta e ação. Dos exercícios (manifestos) desenvolvidos em subgrupos, dois se destacaram: o primeiro conclamava os moradores de determinada rua e adjacências para exigir uma lombada que diminua a velocidade dos veículos por ali; o segundo, de outros adolescentes que se deslocam por longos caminhos até chegar na escola,  a motivação era de conseguir a liberação mais cedo das aulas para não anoitecer caminhando, tendo que chegar em casa já no escuro.

                É isto! O nosso entorno está repleto de motivos para manifestos! Eu tenho percebido que alguns temas são gritantes. É o caso da defesa dos nossos Caminhos de Servidão. Há alguns anos, o pessoal da Caçandoquinha, Raposa e praias próximas conseguiram desmanchar um desvio de trajeto que beneficiava somente um proprietário (turista), além de desconsiderar os marcos  tradicionais da comunidade caiçara daquela região. No presente momento, eu me angustio com o fechamento do Caminho das Praias de Fora. Pergunto: quem tem o direito de barrar a circulação das pessoas sobre os antigos rastros do nosso lugar? Vou mais longe: por que não se decreta, nos diversos pontos preservados, as Reservas Caiçaras (de preservação ambiental e cultural) para um ecoturismo e um turismo cultural?

                As atividades que estamos acompanhando nos dias de ontem e hoje no Parque Estadual da Serra do Mar, em Caraguatatuba, devem desembocar em manifestos pela cultura e preservação ambiental. Essa geração tem uma energia que pode ser a força de novos rumos, de novas atitudes! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário