terça-feira, 28 de agosto de 2012

REVENDO O OCÍLIO




                Um convite surgiu para o fim de semana:

                - Vamos até a cidade de  Silveiras, na Festa do Tropeiro? Será legal assistir a FOR MULA e visitar alguns pontos  turísticos!

                Achei ótima a ideia da minha esposa, principalmente pela oportunidade de aumentar os meus contatos com a cultura caipira. Além do mais, um conhecido de vários anos, natural dessa pequena cidade, é uma importante referência na tradição tropeira. Trata-se de Ocílio Ferraz.

                Ocílio, um estudioso e divulgador dos assuntos ligados ao mundo caipira e das tropas que fizeram o Brasil dos séculos passados, já esteve em Ubatuba ministrando curso. Isto foi há vinte anos, por convite do saudoso Ney Martins. Certamente que tem gente que ainda se lembra dele, de sua prosa na Semana da Cultura Popular, ocorrida nos espaços da Capela Nossa Senhora das Dores, no Itaguá. Em contexto assim diria o Dito Marcos, o caipira que se acaiçarou na Enseada: “Tempo bão!”.

                Depois de uma acolhida com farta comida e de prosear um pouco com o Ocílio, fomos ao Mulódromo. Chegamos cedo, mas logo estava cheio de gente e de bonitos animais. Conforme expressão caiçara: cavalos e mulas se teciam por ali. 

                Com os barrancos e morros acomodando os espectadores, iniciaram-se as provas. Os acidentes aconteceram, mas o FOR MULA foi um sucesso. Foi a 31ª edição, informou o narrador da competição.

                Gosto muito do mundo caipira!

                A minha recomendação?

                Visite Silveiras, passe no Restaurante do Ocílio para se fartar na gastronomia caipira  e aprecie o que é viver um pouco mais longe do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário