segunda-feira, 27 de agosto de 2012

FAZ PARTE DO NOSSO SER



                Hoje apresento mais uma parte da pretensa obra pedagógica, com a participação dos irmãos Eudes e Marta. Depois, em outra ocasião, a gente continua nisto. Creio que este pouco já dá uma ideia do que seria  a obra toda e dos resultados possíveis daquilo que foi preparado. Porém, a minha insistência continua: não vamos perder os talentos que estão por aí. Afinal, é a nossa realidade que os inspiram.


                Em 1532 foi fundada a cidade de São Vicente, marcando o início do plantio da cana-de-açúcar e a perseguição aos indígenas para o trabalho escravo nos engenhos da Baixada Santista.
                                                                                    EUDES

                Os índios começaram a fugir das péssimas condições, onde muitos morriam devido aos trabalhos forçados e ao excesso de violência. Além disso, as doenças trazidas pelos colonizadores matavam demais.
                                                                                     MARTA

                Logo as tribos perceberam as reais intenções dos portugueses e buscaram se unir. Assim, por volta de 1554, nasceu a primeira resistência organizada do continente americano: a denominada Confederação dos Tamoios. Os estudiosos da língua Tupi afirmam que tamoio designa o grande ancestral, o avô; expressava a convicção dos grupos que chegaram primeiro nas terras brasileiras.
                                                                               MARTA
      
                Tradicionalmente os indígenas dessa região costeira, os Tupinambá e Tupiniquim, se enfrentavam em duas ocasiões: no final do primeiro semestre, na piracema (desova) da tainha, e, em outubro, quando o abati (milho) amadurecia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário