sexta-feira, 27 de julho de 2012

UM GRANDE AMIGO


Eu, Michel e Estevan
                No mesmo dia da despedida da tia Astrogilda, eu recebi a visita do amigo Michel Lemarchand, um ilustre francês que se dedica há 35 anos ao serviço de comunidades carentes na cidade de Santo André, cidade próxima à capital paulista. Depois de anos... Que saudade!

                Michel é religioso, pertence ao Instituto Filhos da Caridade, cujo carisma é zelar pela espiritualidade do mundo operário (trabalhadores, familiares e organização). Adora o nosso lugar (Ubatuba) devido as belezas naturais que permitem um perfeito recolhimento e bons momentos de reflexão.

                Foi com Michel, Mahon, Frédy Kunz, Nelson, Jorge e outros que eu aprendi a atentar mais para um monte de questões relativas ao  mundo do trabalho e à dignidade humana. Em equipe nós participamos de significativos movimentos sociais, sobretudo na região do ABC e outros pontos da Grande São Paulo. Disso tudo nós conversamos no reencontro; nos lembramos de muitos nomes que participaram dos movimentos e colocamos a prosa em dia.

                Durante o café em família, Michel fez uma análise de conjuntura da Europa na atualidade. Explicou as consequências de um rompimento cultural com as tradições que ocorreu, de maneira acentuada, na década de 1960. Só agora a sociedade francesa, por exemplo, percebe o quanto foi danoso o rompimento com as suas raízes fundamentais (e fundantes!). Enfim, tudo foi muito bom, mas o mais importante de tudo foi revê-lo sempre disposto em se comprometer com a vida comunitária. Que ele e os Filhos da Caridade continuem sempre firmes e com saúde para os desafios. Este é o desejo da nossa família: eu, Gláucia, Maria Eugênia e Estevan.

                Amigos assim são sempre bem-vindos!
                
                Valeu, padre Miguel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário