segunda-feira, 23 de julho de 2012

A DONA GERTRUDES É NOSSA!


Um dos encontros da irmandade caiçara do meu  lado materno.
                Na década de 1980, deixando a praia das Toninhas, dona Gertrudes, a vizinha da dona Dorcelina, vem morar no centro da cidade, mais exatamente na Rua Ponciano Eugênio Duarte, na margem do Rio Grande de Ubatuba, “o lugar de muitas ubás”, nas proximidades da Aratoca.
                Como todos os velhos caiçaras, ela faz questão de manter muitos dos traços culturais que herdou. “Isso é a razão da nossa vida. É a nossa alegria”. Esta é a sua significativa expressão nas ocasiões em que faz questão de acolher a Folia do Divino, oferecendo um autêntico almoço caiçara aos foliões e seus convidados. Como católica, essa é parte de sua devoção que não pode faltar. Assim foi no sábado, anteontem, quando depois da Acolhida e antes da Despedida do Divino Espírito Santo, todos puderam se regalar com tainha seca e batata doce, pirão, doces e outras tantas iguarias da nossa culinária. Tudo regado com uma boa e simples prosa. Bons momentos! Inesquecíveis momentos! De acordo com a mana Ana, “todos se regalaram”. Importante: o preparo e a secagem dos peixes seguem a tradição e é a própria dona da casa quem realiza todas as etapas com todo o ritual característico.

                Os gestos da dona Gertrudes (vó do Rodrigo e do Rogério Estevenel) que resguardam, dentre outros aspectos, a nossa musicalidade, nos remetem às nossas raízes, faz retomar um texto da Kilza Setti, em seu livro Ubatuba nos cantos das praias, onde se lê:

                “A posição do caiçara em relação à conservação do acervo cultural que lhe ficou de herança é muito clara. É como se houvesse nichos culturais de proteção, onde se guardam recortes de um fazer musical ancestral, celebrado e repetido somente quando na certeza de estar ao abrigo de profanações, zombarias, ou tratamentos ostensivos de desprezo. Este parece ser um traço bem nítido de uma população caracterizada como intersticial, atualmente sem espaços físico e cultural próprios; sem uma situação definida junto à sociedade maior e, por isso mesmo, difícil de ser avaliada em termos de censo. [...] é certo que muitos indivíduos cujo estilo de vida e cuja cultura poderiam ser classificados de ‘rústicos’ vivem na cidade e desenvolvem práticas musicais ligadas à tradição caiçara. Esse pequeno segmento fixado na cidade e nas cercanias dela tem consciência de que pode ser vulnerável a críticas. Daí as precauções quanto à divulgação de suas tradições”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário