quarta-feira, 4 de julho de 2012

VASCULHANDO LEMBRANÇAS (III)



Vista do ilhote da Ponta do Eixo, perto da casa do vô Estevan.

                É Impressionante como funciona a nossa memória! Imagine o tanto de nomes, de famílias, de momentos e de lugares que guardamos, mesmo estando em tempos distantes, em lugares que perderam muito de suas características ambientais e culturais!
                Creio que ainda existe muita gente interessada em saber das pessoas e dos lugares deste território ubatubense. Só isso já justificaria a preocupação em registrar o que os de outras gerações têm em suas lembranças. Eu, você... todo mundo deveria aproveitar a chance de escrever, de gravar para o nosso enriquecimento cultural até mesmo os mínimos detalhes da oralidade popular, das coisas que passam muito rápido, mas podem significar muito. Essa é a intenção de continuar postando as  “minhas coisas”.  Espero que elas tenham valor para muitas  pessoas.

                Continuemos no registro da fala de Leovigildo Félix dos Santos, meu pai, em relação aos ocupantes do território desde a Caçandoca até a barra da Maranduba, na metade do século XX:

                 “Mais tarde, depois do Olavo, o Pedro Prado entrou na casa que era do Olívio. Fez um bananal na vargem da Caçandoca. Ele era pai do Álvaro, da Maria...). Depois do Pedro Prado, foi o Idomeu, e, por último, o João Giraud. Então ficou para o Natanael Giraud, filho do João, irmão da Gilda (casada com Arnaldo Félix, filho da Rosalina Félix), que morava perto da barra da Maranduba. Também eram deste lugar, tinham casa ali: Orlando Zacarias, tio Basílio (onde era a primeira escola), Quirino (na subida para o cemitério), Manoel Salomão e Tereza Blac (bem perto do cemitério). A Maria Blac morou com o Zé Messias (que abandonou a tia Tereza Lopes com os filhos Maria, Aurola, Francisco, Anastácio e Nini). Cesário era filho da Tereza Blac.

                No Pulso tinha os seguintes moradores: Zé do Prado (no sertão); descendo tinha o Joaquim Jacinto, Leopoldo Félix, nhonhô Fabiano Lopes, Sebastião Cabral, Mané Ricardo. Onde morou o Bernadino (casado com a Maria, mãe da Vicentina e do Mário), era a casa do Anastácio Lopes. Perto da barra do Pulso, para cá, no morro, morava Antonio Marcolino. Era pequeno, vermelho. A sua esposa era a Maria; seus filhos: Benedito, Olívio, Benedita, Tereza e Maria. Uma das filhas foi para São Paulo (capital), virou aeromoça da VASP e nunca mais veio. Mais tarde acabou levando toda a família. Não sei dizer mais nada desse pessoal do Antonio Marcolino.
                Na descida do Pulso, na beira da costeira morava o Antonio Gonçalves.

                O papai [vô Estevan Félix], depois de deixar a casa do sertão da Caçandoca para o Celestino da Mata, viveu um tempo no Pulso, onde nasceram três ou quatro filhos. Depois fez casa, junto com o Mané Leonardo, no morro do cemitério, onde também morou o tio Ezídio Antunes de Sá [casado com a tia Luzia, irmã da vó Martinha]. Desse lugar, nos fomos  foi para o Sapê, na terra dos Amorim,  família da sua vó Martinha, junto ao rio do Boi, entre a praia e o morro dos Amorim, onde vocês cresceram.
                A mãe do Tobias de Jesus, do Toninho e de mais gente, que findou os seus dias no bairro da Estufa, era a tia Antonia.
                A festa de Nossa Senhora Santana (comemorada em 26 de julho) acontecia na casa do Manoel Leonardo Lopes, no sertão da Caçandoca, perto do Estevan Marcolino.
                Na casa do João da Mata, onde depois foi morar o tio Jerônimo, se festejava São João.

                São Pedro é que era festa boa! Quem promovia era a velha Rosália. Os seus filhos (Benedito, Sebastião e João) tomavam conta, ficavam olhando tudo de cima do forro.
                Sebastião Gabriel foi pai do Jajá e do Benjamim. João Gabriel era padrinho do Lúcio Félix [meu tio].
                Candinho, irmão do Aristeu, casou-se com a filha do Celestino da Mata. Os filhos dele moram no morro do cemitério, onde foi a nossa moradia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário