quinta-feira, 5 de julho de 2012

QUEM NÃO TEVE UMA VÓ CANDINHA!?



"Nesta gamboa morava um sapo que era um príncipe encantado" (Vô Estevan)

                Antigamente, tenho quase certeza, escutávamos mais histórias. Em qualquer casa tinha alguém que, ao final do dia, depois de todos lavados e alimentados, chamava a atenção sobre si através de boas narrativas. Eram os nossos gostosos serões!

                Os meus avós, sobretudo Estevan (pai do papai) e Eugênia (mãe da mamãe), eram os meus preferidos. Viriato Corrêa, no livro Cazuza, dá um destaque para Vovó Candinha, a contadeira de histórias: “Ninguém no mundo contava melhor histórias de fadas do que ela”.

                Neste momento, penso nas adaptações que os meus antigos fizeram de importantes contos de fadas. Vovó Eugênia, por exemplo, dizia que João e Maria, os maltratados pela madastra, caíram em poder da bruxa porque estavam em cima da cobertura de sapê da casa de farinha. Era de onde, com uma vareta de bambu, roubavam o beiju que a velha preparava. Enquanto os dois irmãos se saciavam, a culpa recaía num gata preta que por ali ficava. A cada pedaço de beiju “pescado” pelos dois esfomeados, a bruxa ralhava com a bichana: “Chip, chip, chip, minha gata, depois de cozido tu comerás!”. Demorou muito tempo para eu ler a outra versão (da casa de chocolate, da densa floresta etc.).

                Já para o vovô Estevan, em todas as histórias de contos de fadas, os pássaros tinham presença obrigatória. E eram os mesmos da nossa terra! Eu ficava fascinado por uma passagem onde o tié-sangue viajava muitas terras para ouvir e trazer para nós as histórias de uma princesa aprisionada. Depois, daqui da beira da costeira, saía um príncipe para salvá-la. Para esta tarefa usou canoa e andou muito a pé, tal como faziam os caiçaras daquele tempo.  E aquela gamboa, perto da casa do Tião Plácido me encantava. Vovô contou que dali tinha saído um  príncipe-sapo.

                As palavras eram perfeitamente entendidas porque estavam no nosso contexto. Num tom há muito familiar elas nos arrebatavam. Por fim, caindo de sono ou carregados, estávamos nas nossas humildes camas de esteira ou colchão de capim devidamente ornamentados com simples colchas de retalhos costuradas pela mamãe, sem que faltasse os famosos cobertores “tomara que amanheça”.

                Não  consigo imaginar quem não tivesse uma “Vovó Candinha”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário