sexta-feira, 26 de julho de 2019

PROSA DA MANHÃ

Percorrer os caminhos é um ritual (Arquivo JRS)




Artes em casa (Arquivo JRS)

               Ao sair para uma caminhada, encontrei o meu amigo Dito e seu cachorro. Como de costume, parei para “um dedo de prosa”. “Finalmente saiu a sentença, eu ganhei a causa, Zé”. Trata-se de uma questão trabalhista de alguém que passou boa parte da vida labutando em condições insalubres, em áreas de mineração (extração de granito). “Agora é aguardar os cálculos e receber”. Que bom! Tomara que ele receba mesmo (porque da doença adquirida não tem como se livrar)! Os direitos trabalhistas, assim como outros direitos, são conquistas da sociedade, custaram até mesmo muitas vidas. Ainda custam! Podemos dizer que os direitos são alguns cuidados, algumas medidas decididas pela sociedade para se proteger do Estado. E têm uma longa história! Mas quem está incluído no poder do Estado? Somente uma elite, uma minoria! Os demais estão excluídos! Daí a preocupação de sempre perseguir estratégias para manter a maioria sem condições de perceber a complexidade das manobras. Por isso a importância do uso dos recursos midiáticos para atualizar esse controle. Mas a sociedade também sabe usar a seu favor tais recursos!

               Como quebrar esse poder? Uma simples conversa, prosa gratuita, começa fazendo diferença. Meu filho acabou de deixar o seguinte bilhete: “Fui ver o Sol, eu mais o Consales e a Carol. Beijos, bom dia”. É essa juventude que já está dando prosseguimento à sociedade, está se compondo nela. Por isso acredito nos exemplos, em dar oportunidades e em valorizar tudo aquilo que vai remodelando a sociedade. Estudar para adquirir conhecimentos, usá-los com sabedoria é o ponto de partida. O primeiro passo é fazer de tudo para não acabar com nossos recursos naturais, com a natureza que nos sustenta. Assim... trabalhos focalizando tais pontos, atividades sensibilizadoras no entorno natural, prosas prazerosas e reflexivas etc. são coisas simples que não devem ser suplantadas pelas tentações midiáticas. “A Ciência é coisa boa, mas deve ser usada com sabedoria”.  Do meu jeito vou cumprindo os meus rituais de caiçara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário