sexta-feira, 5 de julho de 2019

AÇÃO EM TEMPO FRIO

Imagens resistentes (Arquivo JRS)


               Olhando um guia turístico de 1980, me deparo com aquilo que é verdade ainda hoje: ninguém pode negar que a grande atração turística de Ubatuba está localizada em suas praias! Somando a isto está a vegetação exuberante que colabora para um quadro tropical de rara beleza. Não é por menos que tanta gente deixa seus lugares para desfrutar deste paraíso. Tem coisa melhor do que conviver com as belezas naturais?

               Beleza atrai gente. Assim, a cidade foi se expandindo, ocupando as áreas planas, subindo morros etc. As transformações são evidentes. Até perto das cachoeiras, que antes tinham mínimos acessos, a população já alcançou. “Ah! Mudou muito! Em 1980, a população era de 37 mil habitantes; hoje já passamos dos 100 mil. Até as condições climáticas são outras! Nunca vi ano tão quente quanto este! Vamos ver se agora em julho faz um friozinho, né?”.

               E o frio chegou. (Só não sei se vai demorar). Com ele vem o pensamento para atividades culturais que não privilegiam as praias, os banhos de mar. A cidade deve ter propostas nesse sentido, manter seu fluxo turístico, sua principal fonte de renda. Há possibilidades de festivais variados, de concursos criativos, de oficinas envolvendo até mesmo crianças e jovens em férias escolares. É  um apelo gritante!

               Agora eu escolhi algo que aconteceu no amanhecer do milênio na nossa cidade, cujas marcas ainda vemos em alguns lugares (postes, cabeceiras de ponte...): trata-se do Projeto Caminhos do Mar, uma atividade artística (mosaicos) que envolveu alunos locais, do Conselho Tutelar e do Lar do Menor. Que legal! São trabalhos simples, mas de apelo forte à preservação ambiental e cultural. E lá estão os nomes, as autorias de tais obras! Não me digam que não é marcante você ver o seu trabalho fazendo sentido, sobretudo quando uma onda destrutiva e avassaladora vai engolindo nossas riquezas naturais!?! Iniciativas assim, educativas e valorativas, devem receber incentivos oficiais, da associação comercial etc. Pessoas de até mesmo lugares distantes querem  a chance de deixar aqui boas marcas!
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário