terça-feira, 17 de setembro de 2013

FESTA CAIÇARA NO PORTO NOVO

            Ao ler o convite da festa caiçara no bairro do Porto Novo, em Caraguatatuba, pensei no querido tio Neco e filhos, no finado Garrido, o primeiro caiçara a escrever a respeito da Fazenda dos Ingleses. Só depois vislumbrei a estrutura que ali, tendo o Rio Juqueriquerê como base principal, entre 1927 e 1967, serviu a um grupo inglês para a produção de bananas e cítricos. Muitos caiçaras, inclusive meus parentes da Praia do Pulso, lá trabalharam. Afirmam até hoje que os salários eram bons. Melhor ainda era a estrutura da empresa (tinha médicos, atividades esportivas etc.).


Escola do Porto Novo promove 13ª Festa Caiçara

 
Logotipo do evento criado pela aluna Mariana Ambrósio.




No próximo sábado (21/9/2013), a Emef Prof.ª Maria Aparecida Ujio (Porto Novo) realiza a 13ª Festa Caiçara. O evento, já tradicional na comunidade escolar, tem o objetivo de valorizar a cultura caiçara. 

Este ano, o tema é “O cortês e gentil caiçara”, que homenageará os filhos ilustres de Caraguá. Os caiçaras mais antigos da comunidade do Porto Novo receberão no dia da festa uma placa comemorativa.
A programação começa às 9h, com a tradicional limpeza das areias da praia do Porto Novo, em parceria com a ONG Acaju e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

Às 17h haverá a abertura da Feira de Exposições com os trabalhos produzidos pelos alunos. Às 18h iniciam as apresentações culturais. No local, os participantes poderão conferir barracas de brincadeiras, comidas e bebidas, com destaque para a moqueca e o caldinho.
Os estudantes ainda vão conhecer os campeões dos Concursos Princesa da 13ª Festa Caiçara e de Miss e Mister Caiçarinha. Durante o evento também será premiada a aluna Mariana Ambrósio, campeã do concurso do logotipo da festa.

Emef Maria Aparecida Ujio
 Avenida Ezequiel da Silva Barreto, 285 – Porto Novo
Telefone (12) 3887-020
FONTE: O GUARUÇÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário