terça-feira, 30 de julho de 2013

PROMATA

         
Sabiá-laranjeira, ave-símbolo do  Estado de São Paulo. De Ubatuba é o tangará. (Arquivo JRS)
            Bem-vindo Joaquim C. Neto!


De repente, no Bairro do Sertão da Quina, dos filhos daqueles caiçaras que foram criados com ensopados de passarinhos, surge um grupo que, além de outras frentes de ação, também observa os pássaros: o PROMATA (Associação de Moradores para a Recuperação e Preservação da Mata Atlântica). Até os velhos caçadores vão sendo atraídos pela nova proposta de interação com a natureza!

No ano passado a minha prima Cláudia Félix nos apresentava:

Promata é uma associação de base comunitária, que se encontra em fase de formação e desenvolvimento, tendo como objetivo a promoção de atividades sustentáveis para a garantia da identidade cultural dos povos, do desenvolvimento socioeconômico e da preservação do meio ambiente. Buscando de forma conjunta a promoção e o resgate do etnoconhecimento (conhecimento nativo), etnoproteção (proteção tradicional do espaço socioeconômico e ambiental) através das atividades culturais, religiosas, históricas, gastronômicas, tradicionais e sócio ambientais, educacionais e de pesquisa.

De lá pra cá muita coisa aconteceu; muitos pássaros e outros seres foram fotografados, registrados e apresentados a espectadores do mundo por esse pessoal maravilhoso. É isso aí! O nosso lugar tem imagens estupendas! Os animais e os pássaros da Mata Atlântica precisam desse espaço e de uma nova consciência para continuarem embalando as suas e as nossas vidas! 

Quer participar? A sede da PROMATA é na rua Manoel Gaspar dos Santos - Sertão da Quina, antigo posto de saúde.
          Ah! Ela também está no facebook!

Um comentário: