sábado, 6 de julho de 2013

JUNTO AO VITÓRIO

Freio Vitório colhendo alface na horta (Arquivo JRS).
        Seja bem-vindo Kiscinger!

Com a chegada dos turistas no município (Ubatuba), mais intensamente a partir de 1960, vieram os migrantes de outras cidades, de outros estados e até mesmo de outros países. Também os problemas e as necessidades ficaram mais evidentes, aumentaram até. 
Os primeiros que apresentaram possíveis soluções para os novos dilemas e desafios pertenciam à religião católica. Exemplos: as Cônegas de Santo Agostinho fundaram a A.L.A (Assistência ao Litoral de Anchieta) para servir as crianças, sobretudo às meninas caiçaras. Em suas dependências elas encontravam acolhida e podiam estudar. Disso resultou nas nossas primeiras enfermeiras, assistentes sociais etc. Depois, com o Frei  Pio,  foi criada   a A.S.E.L (Ação Social Estrela do Litora), cujas obras principais foram: a construção de Estaleiro do Padre, no Ubatumirim; a Creche Francisquinho e a Escola de Serralheiros, na Estufa; e, os Postos de Atendimentos de outros pontos isolados do município. 
Na década de 1970, convivendo com o Frei Pio, se encontrava outro religioso italiano: frei Vitório Infantino. Este, cheio de carisma, acreditando muito na providência divina e sendo um exemplo de fé no poder da oração, viu as questões da velhice abandonada, e, em 1973, fundou o Lar Vicentino. Daquele tempo, ainda no comando da instituição que continua sendo um exemplo em nossa cidade, está a abnegada Zezé. Depois, sentindo a necessidade de um espaço para retiros espirituais, fundou, no bairro do Sertão da Quina, a CASA DE EMAUS. Quanta gente se reencontrou consigo mesmo a partir das prédicas do frei Vitório e de seus auxiliares!?!  
Um trabalho de destaque ocorreu junto à juventude! Foi o sacerdote italiano quem cultivou a utopia de um mundo novo, de harmonia e de dedicação aos outros mais necessitados. Para isso ele contava com o dom da palavra, com o exemplo de vida e com as músicas inspiradoras devidamente selecionadas. (Quem disse que os conteúdos musicais não formam consciências?).
Fiz essa breve apresentação somente para esta notícia: há dois dias estive com o frei Vitório em sua roça, no município de Jambeiro. Que maravilha foi encontrá-lo cheio de disposição e com o mesmo espírito de confiança! Amanhã eu conto mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário