quarta-feira, 24 de julho de 2013

O HOMEM DO BARRANCO



No Sul, assistindo a Dança da Fita, lembrei-me dos caiçaras do Itaguá. (Arquivo JRS).


No final de semana passada, na casa da dona Gertrudes, uma das nossas matriarcas caiçaras, aconteceu o tradicional almoço com a Folia do Divino, onde a tainha seca não pode faltar. Longa vida  a esta caiçara da Praia das Toninhas!
 
A minha amiga Fátima de Souza, natural da Praia do Itaguá (Ubatuba),em 1995,  nos deu o belíssimo texto.

São momentos e registros que permitem saber da tradição ubatubana de outros tempos. Devem ser partes da nossa memória!

Pé de manacá florido na porta da sala da casa da Praia Dura, onde meu avô morou até ser vítima da ganância imobiliária, denunciava época de festas.
Como não havia capela no bairro, as comemorações do padroeiro São Pedro aconteciam sempre na casa do festeiro, escolhido no ano anterior. Os preparativos iam de vento em popa. A novena do santo já estava acontecendo. Mulheres, homens e crianças se colocavam em alerta para ajudar a descascar mamão para o doce, fazer melado, puxa-puxa, e, reforçar no forneio de farinha. A tainha seca (Quinhão do Santo) aguardava sobre o fumeiro seu momento certo a ser preparado com abóbora, sem falar na panelada de pedaços de galinha gorda para serem cozidas no feijão. Agulhas e linhas davam retoque final nas roupas a serem exibidas. Os cabelos tratados com chá de alecrim.
Para cima do barranco, atrás da referida casa, passava a estrada. Quero dizer: a estrada passa até hoje; a casa é que não está mais lá. Tem uma reta seguida de uma curva. Subida para quem vai de Ubatuba para Caraguá (e descida para quem vem de lá, é óbvio).
A segunda-feira era comum. As lavadeiras, de saia amarrada na lateral do corpo, perto da coxa, batiam suas roupas na tábua cheia de espuma de sabão de cinza. As galinhas comiam mandioca socada na pedra. Crianças alvoroçadas brincavam no quintal. De repente, fez-se ouvir um barulho ensurdecedor, abatendo a rotina do bairro. Todos que por ali estavam e ouviram pensaram que era o fim do mundo. Meu avô que remendava rede perto da janela largou tudo e correu para o possível local do barulho, para saber o que aconteceu.
Pesarosamente, um caminhão vindo da cidade vizinha perdera o controle e capotara junto ao barranco, na perigosa curva. O motorista faleceu. Não aguentou tantos ferimentos. Naquele tempo tudo era mais difícil. Então o inspetor de quarteirão tivera que usar seus préstimos, tomando todas as cabíveis providências. Era meu avô sempre admirado pelos demais pela sua destreza e coragem em tal situação.
O dia da festa chegou. Apesar de sua mulher (meu avô havia casado de novo) pedir, implorar, para que ele não fosse à festa, pois ela estava grávida e não queria ficar sem ele por perto. Não houve jeito. Meu avô não deu ouvidos. Ia ter Ciranda, Xiba, Cana-verde a noite toda. É ruim de ele perder, hein! Além disso, uma autoridade no bairro como ele, sempre tem presença confirmada.
E lá se foi ele para a Festa de São Pedro. Dançou até quebrar o tamanco de pau de laranjeira. A lua esbranquiçada caía para o meio do céu. Colocou o chapéu na cabeça; era hora de ir embora.
No caminho, ao se aproximar do barranco, coisa de alguns metros, sentiu-se quase que petrificado. No mesmo local do acidente, estava encostado a sorrir para ele o mesmo sujeito morto alguns dias antes. Foi “pequena” a corrida! O inspetor correu tanto que até perdeu o chapéu.

Observação: eu grifei as palavras e passagens que merecem ser pensadas e entendidas no contexto caiçara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário