domingo, 28 de julho de 2013

COMO É BOM COÇAR!


Pedras e água salgada para as frieiras.  Prainha do Góis.   (Arquivo JRS)


Quando éramos crianças, só vivíamos descalços, correndo desde as costeiras até os morros. Acho que não existia caiçara de pés que não fossem cascudos e rachados. Disto veio o nome artístico do saudoso João de Souza, o nosso Poeta do Pé Rachado. Porém, uma doença era comum: a frieira. Era uma micose brava; atacava geralmente entre os dedos dos pés. Pelos terreiros, mais entre as bananeiras, encontrávamos uns vermes minúsculos que andavam em montes, uns escorregando sobre os outros: eram os bichos-frieira. Em tempo: na década de 1970, o doutor Francisco Jeronymo Salles Lara, patrão do meu pai, um pesquisador da USP (Universidade de São Paulo), pagava aos caiçaras por esses bichos e levava para estudá-los. Também recompensava os coletores de folhas para alimentar os tais bichos. A minha curiosidade me fez pesquisar a respeito disso:

A Rhynchosciara americana é uma espécie de mosca. Trata-se de um inseto díptero encontrado em regiões litorâneas brasileiras. Durante grande parte de sua vida apresenta-se em forma de larva. Um mesmo cruzamento de Rhynchosciara resulta em cerca de 250 a 400 larvas de um único sexo que se desenvolvem sincronicamente, até formarem um casulo comunitário dentro do qual sofrem metamorfose e chegam então à fase adulta, virando moscas. A Rhynchosciara se alimenta de fungos e contribui para a decomposição de matéria orgânica no solo. É um inseto que não está relacionado a nenhuma transmissão de doenças e, erroneamente, é relacionado à transmissão de frieira. Assim, no litoral de São Paulo, por exemplo, a espécie chamada popularmente de “bicho da frieira” foi quase extinta, pois a população nativa queima os grupos de larva equivocadamente. (Fonte: Wikipedia). 

     Tai! nós demos a nossa contribuição para a ciência! Quem quiser saber mais pode buscar nos artigos científicos; fazer bom uso da internet. 

A frieira era algo contraditório porque a coceira era desesperadora e prazerosa ao mesmo tempo. Só se parava de coçar quando começava a sangrar. Talvez por isso que o meu avô Armiro, quando perguntávamos a respeito de um casal tão desigual (exemplo: ele extremamente feio e ela bonita demais), ele logo respondia: “Quem há de resistir quando a comichão sentir?”. Nas pedras das costeiras, salgando com águas constantemente, estavam os melhores lugares para castigar as frieiras.

Mais tarde, aprendendo no colégio sobre o movimento por nome de concretismo, poesia concreta etc., escrevi a... 

COCEIRA CONCRETA

Meu dedo passa discreto,
Forma na parede mofada
Um sinal refletido pela luz:
Não é pretexto, nem texto;
Não é alguém, nem ninguém;
Não é você, nem você é.

Agora olho...olho...
Não vejo nada!

A vela chegou ao fim;
Na lamparina não há querosene;
Da lua nenhuma claridade chega,
Pois a “cheia” tá longe.

Então vai chegando:
Uma madorna,
O sono pesado
...E o ronco indiscreto.

Meu dedo coça,
Desliza sobre o corpo;
O cansaço da posição me agita.
Um galo quebra o encanto
Do meu discreto acalanto.

Eu sinto...Sinto muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário