domingo, 5 de outubro de 2025

CANTA, MUNDO!

   

Cachorro na cidade - Arquivo JRS 

    Luiz Carlos Lisboa, no livro O Som do Silêncio, escreveu o seguinte:

  Ah, o desperdício de falar, quando há tanta coisa a ouvir de quem não tem nada a dizer. [...] Só é preciso prestar atenção e ficar em silêncio, para escutar a música que vem do mundo. Nela estão as respostas que procuramos, e nela está a certeza de que todas as perguntas são fúteis quando somos felizes. 

 Por mais que coisas terríveis sigam sendo praticadas pela humanidade, músicas brotam do mundo: é tico-tico em cantoria quase encostado na janela da minha casa bem cedinho, é o vento assobiando nas grandes árvores... É a preocupação da minha família e de gente alheia pela minha saúde, é vizinho que chega trazendo uma mudas ("Elas atraem muito os pintassilgos")... É a coragem de um considerável grupo querendo levar socorro pelo mar a um povo destruído pela infame guerra... Tudo é musicalidade do mundo querendo nos dizer algo!

   Músicas brotam pelos poros do mundo naqueles botões das roseiras e de margaridas que logo se destacarão em nosso terreiro e nas vizinhanças, pelos caminhos! Música do mundo me comove nos shows de artistas que bradam por um mundo mais justo! O som do mundo me abarca pelos gestos de partilha, pelas palavras animadoras de alguém que me conhece há pouco tempo... 

   E não é música o carinho gratuito dos animais que convivem conosco? E o que dizer daqueles bichos que, mesmo na movimentada cidade, abanam seus rabos aos se depararem conosco? 

   Que música bela saem dos lindos artesanatos, dos encantadores quadros pintados, das singelas fotografias, das impressionantes esculturas, das maravilhosas peças teatrais, dos desafios temáticos dos inspiradores filmes! E a música da alma que flui num texto literário? E os acordes cativantes que perpassam textos científicos desde uma ínfimo verme até as distâncias siderais? E os pés errantes e as mãos pedintes que possuem sonoridades questionadoras porque já fizeram artes? E o que dizer das peles lisas das crianças e das vestes rugosas de gente mais velha que nos tocam em tons de sabedoria? Tudo é música do mundo!

   Se há música...há energia!   Se há energia...há rastro que encanta tudo ao redor!    Se há música...precisamos saber ouvir!

   Que a música do mundo nos una para fazermos dele um lugar melhor  é o meu desejo.

2 comentários: