![]() |
| Porta queimada - Arquivo internet |
Viajamos sempre. Cada dia é uma prazer que chega com a claridade: a saúde tá de acordo, a companhia fiel segue disposta a amar nosso jeito e nossas conquistas, sol ou chuva são bem-vindos, nossos animais sempre esperam algo de nós, as plantinhas crescem, florescem e e frutificam, nossas crianças se tornam adultas nos desafios, mas sempre sabendo que há um outro chão a sustentá-las. Vemos artes em muitos momentos do cotidiano, lemos, escrevemos, recebemos notícias desse mundo afora e da realidade do terreiro de casa. Eu penso na irmã e nos irmãos, nas pessoas próximas e/ou distantes cheias de carinho por nós... Enfim, nada como começar cada dia com novos estímulos e energias renovadas!
Lá fora um vento assobia refrescando a primavera, aqui dentro de casa a inspiração murmura. Penso na igreja que teve a porta queimada. Incêndio criminoso como muitos outros neste país chamado Brasil? Pode ser sim! Que mal fez uma porta? Nenhum! "Ah, mas o padre pode ter proferido um sermão que mexeu com os interesses egoístas da classe conservadora/reacionária". Ou..."Neste país agora se vive uma onda de intolerância religiosa, com tendências cruéis se manifestando contra um exercício de cidadania comprometida com mudanças sociais, querendo que as desigualdades sejam abrandadas". "Também não é de se descartar fanatismo religioso". Não consigo imaginar um ser religioso que não queira a vida em plenitude para todo mundo! O motivo não foi para roubar, pois outras portas mais fáceis estavam logo ali, na lateral. "Será que ali não repousava uma pessoa com alguma deficiência mental se aquecendo sob proteção do templo?". Pode ser tudo isso. Portas fechadas é sinal de não acolhimento.
Nenhuma divindade precisa de templos. O corpo, o ser de cada um de nós é um templo. Passo sempre pelas ruas e vejo templos desacorçoados, sem portas, sem telhados, sem estímulos que não sejam apenas a sobrevivência. Templos sagrados em cada corpo humano estão pelos caminhos e beiradas de telhados implorando pão e acolhida; templos abandonados e perseguidos que valem mais que qualquer porta. Porta queimada: que sobressalto em meu coração! Tenho chave para abrir tal porta?
Porta fechada pode esconder uma passagem a um espaço lindo e aconchegante, lugar de vida plena. Quem tem a chave? A chave foi dada a Pedro, um pescador ignorante, sem estudo algum. A chuva recomeçou. A porta queimada continua fechada. O viajante se despediu da cena depois de ter deixado uma esmola para a igreja. Uma coisa é certa: cada dia precisa de novos estímulos e de energias novas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário