terça-feira, 4 de junho de 2024

ROCK NO ESPAÇO

Nossa Joseana - Arquivo pessoal


        Nasceu Joseana, mas o mano Jairo logo na brincadeira chamou de “Gurana” essa nossa querida sobrinha que passeou entre muitos como “Josimacgyver”. Ela adorava o ritmo do rock e os corpos siderais deste infinito universo que nos rodeia. “Somos poeira das estrelas, tio Zé”. Seu telescópio andava à tiracolo. Manjava muito de imagens celestes, dessa maquinaria moderna, de computadores e suas tecnologias. Desde sempre adorava viver adornada sob a admiração de mana Ana e de todos que a rodeavam. Que parceria linda formava com a prima Mônica! "A preta e a branca": nossas duas primeiras sobrinhas. Uma fotografia das duas abraçadas preenche a minha saudade desde quando as levei até a Praia Grande. Hoje não sei dizer como carreguei as duas bebês na minha velha bicicleta por quilômetros. Nem sei como a Ana e a Lúcia, as mães, deixaram que eu fizesse aquilo!

      Nasceu Joseana, adorava festas; sempre se vestia a caráter para o eventos. Que maravilhosa leitora! Era costume chegar de viagem e me mandar recado: “Cheguei, tio Zé. Pode trazer aquele livro para mim?”. Geralmente era um título de uma série que ela havia começado a ler no período de férias anterior. Coisa comum dela: se recordar com muita empolgação das nossas festas juninas. “Tô com saudades das nossas festas, tio Zé. Quando vai ter outra?”. Minha Gal, nessas ocasiões, preocupada com as alergias da Jose, preparava umas receitas diferentes. A comemoração no quintal do Clóvis foi nossa última festa natalina em família. Nosso último Natal juntos. Assim quis o destino.

   Nasceu Joseana, foi estudar Física em São Carlos. Acredito que nunca antes teve estudante caiçara de Ubatuba nesta área do conhecimento. Foi com ela que conhecemos e passeamos pelos departamentos da Universidade de São Paulo naquela cidade do interior paulista, cuja paixão se deu assim que chegou. Repetiu muitas vezes: “Lá é muito bom, tio Zé. Eu não me acostumo mais em Ubatuba”. Sua maior satisfação foi ter atuado no observatório daquela região, ser monitora de eventos, proporcionar conhecimentos e alegrias aos visitantes. Foi graças a ela que eu e Gláucia participamos, no ano passado, de um evento no observatório astronômico de Brazópolis. Ela nos inscreveu e nos comunicou de que tínhamos sido contemplados. Sempre desejamos que ela fosse feliz.

  Nasceu Joseana. Era intransigente em alguns aspectos, adorava viajar e nunca deixava passar despercebida uma novidade. Cansei de ver roupas diferentes no cachorrinho Dodô, o Doroteio querido dela de “olhinhos de jabuticabas”. Ela, que adorava roteiros inéditos, agora está circulando entre os astros que tanto se dedicou em conhecer e explicar. No terceiro dia do mês junino ela nos deixou. É mais uma poeira nossa neste céu de claros e escuros; nos deixou e agora está passeando entre as estrelas e as galáxias que a alimentaram por tantos anos. Siga em paz, querida física-roqueira! Você fez a sua parte, deixou a sua contribuição em nosso ser. Continuarei sendo sempre o seu tio Zé. Beijos e abraços nossos, querida Jô. 

17 comentários:

  1. Obrigado, por compartilhar essas memórias lindas da Josi com a gente. Ela era muito, muito amada. Ela tocou na vida de muita gente e a memória dela vai estar pra sempre com a gente.

    A despedida é triste, mas eu vou lembrar do sorriso dela com cabelo roxo e as roupas de roqueira. E do amor que ela tinha por tudo o que você mencionou nas suas memórias.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por compartilhar conosco. Josi foi muito amada pelas pessoas que fez amizades, sou grata por ser uma dessas pessoas, e muito triste com sua partida. Meus sentimentos a toda a família!

    ResponderExcluir
  3. Aprendi muito com ela e tivemos várias aventuras divertidas. Sua ausência será sentida, é um momento triste de despedida, mas também sou grato pelas memórias que ficaram.

    ResponderExcluir
  4. MacGyver era um verdadeiro paradoxo, mesmo estando sempre de roupas pretas ela conseguia brilhar com sua luz. Não tem como não olhar pro céu e não pensar nela. Meio clichê, mas pra mim ela virou uma 🌟 e vai continuar a brilhar Todos temos lembranças e vivências maravilhosas com a Josi. Obrigada por essa mensagem linda que você deixou ❣️ fica a lembrança e a saudade

    ResponderExcluir
  5. Meus sentimentos à toda sua família Professor José Ronaldo! Certamente a Josi é a estrela mais linda do céu! ⭐

    ResponderExcluir
  6. Meus sentimentos, Zé. Não conheci sua sobrinha, mas fiquei muito comovido com sua morte.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por compartilhar essas memórias conosco. A Jô vai fazer muita falta, ela continua sendo incrível. Enquanto cada um de nós existirmos, ela vai continuar existindo e viva em nós.

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Amanda, e uma das sortudas por ter a amizade da Josi. Meus sentimentos a toda a família. Tem sido difícil para mim que ela esteja tão longe... mas tão perto, ainda em nossos corações. Passei a cantar uma música para ela desde que soube da sua partida, a qual dedicarei para essa incrível mulher. Suas memórias me fizeram lembrar do jeitinho meigo com que ela partilhava a sua história. Muito obrigada. Um abraço.

    ResponderExcluir