sexta-feira, 25 de agosto de 2017

CULTURA POPULAR


Quebrando coco pindoba (Arquivo JRS)
Eu e Nísio, da Congada (Arquivo JRS)

                      Agosto está se findando. Você pensou na cultura popular, no folclore? Recordou das tantas manifestações, das muitas festas, comidas típicas, folguedos, adivinhas, crenças etc. que fazem a nossa riqueza, o nosso patrimônio cultural popular?

                Lembrou-se das procissões, dos benzimentos, das ladainhas, dos cortejos, das Congadas, das danças de Moçambique, das cantigas de rodas, das brincadeiras da nossa infância?

                Recordou dos mestres canoeiros, das escolhas das árvores e da lua certa para fazer derrubadas?  Pensou nas marés para coleta dos frutos do mar, corte de cabelos e unhas?

                Agradeceu pelos chás de tantos matos da nossa mata? Pelas sementes de capiá, de coroanha nas simpatias que nos deram alívio?

                E o que dizer das redadas tão responsáveis dos velhos pescadores que acudiam ao toque do buzo nas madrugadas?

                Quando nem se sonhava em ecologia, nós prosseguimos a técnica de cultivar por partes, em sistema de pousio, para o descanso da terra. Fazíamos casas que nem marcas deixavam após o deslocamento de seus ocupantes. Somente os vestígios das plantações, alguns exemplares dão noção de  gente que passou determinados locais.

                Tantas coisas do meu povo! Tudo cultura popular!
                Agosto – mês do folclore. Todos os meses é da cultura popular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário