terça-feira, 28 de outubro de 2014

SABEDORIA DOS VELHOS CAIÇARAS


Os preconceitos, os alinhamentos com as ideias dos dominantes propagadas sem escrúpulos algum pela televisão, revistas etc., a “sabedoria de papagaio” sugadas de aparelhinhos eletrônicos tão vulgarizados nas mãos de todo mundo, sobretudo das crianças, vão encaminhando para sistemas totalitários, que dão continuidade a sistemas similares aos dos nazistas. Você duvida?
Quem estudou a História sabe dos primeiros séculos, quando o cristianismo, graças ao fanatismo comandada pelo Patriarca Cirilo, destruiu a maravilhosa Escola de Alexandria, regredindo a cultura erudita ao nível ínfimo. E quem não aprendeu que tais palavras (judiar, judiação etc.) são decorrentes da perseguição iniciada na mentalidade cristã europeia contra a etnia judaica há quinhentos anos? E a palavra denegrir, derivada da desvalorização do negro, não soa tão chique a tanta gente?
É assim que me preocupo com tanta gente boa, pobre também, engolir a isca da alienação, do julgamento unilateral. Em tempo de disputa eleitoral a moda é dizer que “grupo X é bom, sem corrupção, enquanto que grupo Y é o contrário”. Na verdade, fazemos parte de uma natureza que não é tão natural assim. Ela é pensada por poucos, para servir a poucos. O velho Rousseau já disse que “o homem nasce bom, a sociedade o corrompe”. As pessoas são manipuláveis, interessantes aos ideólogos de um sistema constantemente reconstruído para manter o status e poderes de uma minoria. Assim, sob “tanta clareza” decorrente da já citada sabedoria, “pode até matar a própria mãe”. Cruz-credo!
Precisamos estar atentos e exercitar ao máximo a nossa capacidade reflexiva. O pior que podemos fazer é, sob um discurso aparentemente inteligente, estarmos sendo idiotas, contribuindo para um sistema ganancioso e destrutivo, a começar pelos mais pobres. O Velho Zacarias da Ponta dizia:

               “Chegará um tempo em que não haverá mais peixe. Depois que não haver mais miuçalha, tubarão vai devorar tubarão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário