sexta-feira, 24 de outubro de 2014

MEMÓRIAS PRECIOSAS (IV)

Praia Grande- Ubatuba- Década de 1970 (Arquivo histórico)

 A Dona Celeste, caiçara da Comunidade do Itaguá,  deu a seguinte informação a respeito da Procissão do Fogaréu: “Os homens usavam um manto, uma espécie de camisa rocha (da Irmandade do Senhor dos Passos) e cada um carregava uma tocha feita de bambu. Acontecia na Semana Santa, na passagem da quinta para a sexta-feira santa, Naquele tempo não tinha isso de procissão ser tarde. Era de madrugada que elas tinham início”. A partir disso, ambas discorrem em torno de muitos assuntos: Dona Gertrudes se recorda do breve tempo em que morou na Praia da Fortaleza: “A Jorgina, filha do Tião Rocha, foi dar aulas lá. Eu fui para ajudar no trabalho. Era no Canto do Tio Onofre, na casa dele, que acontecia o ensino. Foi quando eu conheci a Evarista,  a sua irmã Maria, o Genésio, o Cândido (que ainda era um rapazinho) e tantos outros. De lá era o João Bento, pai da Vitalina [mãe da minha comadre Luzita casada com o Nilo Cabral]. Um irmão dela era apaixonada por uma moça que decidiu ser freira e foi para São Paulo. Pois ele a seguiu, se encontravam no convento (dizia ser primo dela). Por fim se casaram e ficaram por lá mesmo.  Aproveitando a deixa, Dona Celeste brinca: “Você conheceu o meu primeiro marido. Depois que ele morreu, eu me casei com o Arthur. Ele também morreu. Agora, quando alguém se aproxima, logo eu vou dizendo que já matei dois”.
Com a chegada da minha irmã Ana, a dona Gertrudes entra no assunto de outras pessoas do seu tempo de juventude: “A Josefa, que foi casada com o Sebastião Rita, ainda era minha parente. Também era Cabral, nascida na Praia da Maria Godói” [Aproveito essa parte para informar ao pessoal presente do fechamento, por parte do condomínio da Ponta das Toninhas, do Caminho de Servidão que ligava as Praias de Fora e chegava ao canto da Praia do Góis, na Enseada]. “Pois é, meu filho! É assim mesmo! O povo do lugar vai perdendo sua liberdade, seus direitos. Essa gente que chega vai se apossando e estragando tudo”.
“O marido da Josefa era muito mentiroso. Sabe a história dos pintos vestidos? Conto agora: a galinha chocou uma grande ninhada de pinto, mas logo o gavião começo atacar e foi diminuindo-a. Ao reclamar com o Sebastião, que devia fazer algo que impedisse a ação do predador, a Josefa escutou isto: ‘Faz uma camisinha para cada pinto, mulher. Assim, quando o gavião grudar as garras no coitado, ele vai levar só a camisinha, pois o pinto vai se escorregar e escapar de ser comido. O jeito é vestir o pinto com camisinha’. Dizem que deu certo. Então, não é de hoje que a nossa gente põe camisinha no pinto".

Da Dona Gertrudes também escutei história do Tenório, dos chafarizes no centro da cidade, do sonho com a Ivete Maciel, “logo após a sua morte, na Barra do Guanandi, na Praia da Enseada”. Isso – de registrar essas memórias preciosas - vai longe se depender da minha disposição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário