quinta-feira, 10 de outubro de 2013

SE ORGANIZAR É RESISTIR




     No Blog do Peter (canoadepau.blogspot.com), escolhi o mapa da proposta de zoneamento do pessoal da Praia da Enseada, onde podemos localizar as diversas zonas de interesse pesqueiro, maricultura, bancos naturais de mexilhão, trilhas na mata, recifes artificiais marinhos (poita dos meros). O Mapa é baseado nas regras tácitas tradicionais locais que integram: 

1- os pesqueiros tradicionais, pedra da laje, pedra rachada, figueirinha, porto velho, poço fundo (castelinho), saco grande (todo, cerco flutuante), após o calhéu (pedra redonda) zona mista exceto arpoador, saco do arpoador, até saco do soldado (zona de influência do cerco flutuante da ponta do espia); 

2- com a maricultura familiar artesanal de baixo impacto em áreas de 2.000 m2. (dois mil).


       Já o primeiro desenho eu fiz para uma proposta visando a recuperação da fauna marinha, sobretudo dos peixes, na Baía de Ubatuba (desde a Praia do Cedro até a Ponta da Mãe Maria). Já faz um certo tempo isso, mas se destinava aos pescadores e suas entidades representativas. Porém, penso como o Peter e muitos outros: se organizar é resistir (para viver mais e melhor).

              
          Eu acredito que é possível e viável reservar toda essa área (da Baía de Ubatuba) para a pesca artesanal, onde as estrelas da navegação seriam as canoas caiçaras. Pelo que vi, os parceiros da Enseada pensam nessa direção. Quem ganha com isso é todo mundo, principalmente a cidade através da sustentabilidade e da preservação ambiental.

              Imagine tudo repleto de parcéis artificiais! Em pouco tempo até o bagre-urutu do finado Maneco Hilário apareceria novamente!
       
               A pesca esportiva faria sucesso, muitos remadores apareceriam, a arte de fazer canoa caiçara se reergueria. E que tal resgatar as costumeiras regatas de canoas e as grandes provas natatórias?

2 comentários:

  1. É tão óbvio e tão simples não é Zé Ronaldo? Porque será que existe tanta resistência em aprovar algo que só iria melhorar a situação marinha em geral.
    Será que um punhadinho de 7 barbas vale a degradação geral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Peter! É gente, como dizem os mais antigos, que tem "cabeça de camarão"! Um abraço

      Excluir