quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ANIVERSÁRIO DA CIDA

Vem aí!!!  Tá chegando!!!   (Arquivo JRS)
            O ser caiçara também tem o seu jeito de "malhar o Judas".

        Tenho aqui em minhas mãos um jornal que parece ter sido feito às pressas. 
     Jornal é um meio de comunicação interessante. Tem de tudo, desde as notícias mais próximas até coisas de japonês, do outro lado do mundo. Tem, sobretudo, muitos devaneios, propagandas, vontade de aparecer e de “fazer a cabeça dos outros". Coisa de jornal, né? 
     Pelas propagandas é possível saber do aniversário da Cida. Será na próxima semana. Mas já?!? Como o ano está passando rápido!!! Diz o texto que ela está se cuidando, sendo bem tratada. Que bom saber que ainda tem gente “tão prestativa, que se doa gratuitamente, sem nenhum interesse mesquinho”! Por que eu também não sou assim? Resolvi! Ainda dá tempo de comprar um presente!
   Deve ter Cida e dona Cida por todo canto. É reflexo da religiosidade brasileira: Aparecida, a santa encontrada no rio...Cida...Dona Cida, a aniversariante! Vamos desafogá-la? Ou vamos deixar morrer? O meu amigo Júlio, se eu lhe falar disso, é bem capaz de propor uma redada imediatamente. “Aquele neto do Lindorfo é rapaz influído!". Remadores não faltarão, né Peter? 
(Arquivo JRS)

       Já me disseram que foi parente da dona Cida quem colocou uma placa na beira do rio, na Rua Frei Tarcísio, a esburacada,  no Bairro Jardim Ipiranga, em Ubatuba (que é a Capital do Surf, das Obras Irregulares, das Ruas Esburacadas, dos Impostos mais Caros, dos Ciclistas que ainda precisam de educação, etc...etc...). Qual dona Cida escapa dessa sina?!? 

      Outra parente dessa mesma dona, na semana passada, denunciou o abandono do Bairro da Figueira. “Uma ponte caiu na Rua Bem-te-vi”. (Só espero que tenham resolvido alguma coisa em vez de mandá-la para a ponte que caiu). A propósito, já tem gente revoltada querendo voltar a usar a Rua da Cascata, no Ipiranguinha, nos dois sentidos. Se isso acontecer, a  culpa será de quem? Em tempo: as crateras continuam dando prejuízos; danam os nossos veículos.

     Também é gente da dona Cida um admirador de guaruçá que sempre publica umas fotos que sujam a fama da aniversariante. Deve ser mentira tantas irregularidades! O meu vizinho, também Zé, afirma: “É o tal de fotoshop...montagem mesmo! Imagine se tem gente que ocupa os lugares públicos com cartazes!? Imagine se tem gente a dormir pelas ruas e fazendo suas necessidades nos passeios públicos!? Imagine se tem fiscais que não fiscalizam!? A dona Cida não permitiria isso!”. Mas eu garanto que  é verdade, que as praias e outros lugares estão tomados por ambulantes que não ambulam. Mas é verdade que a maioria das obras e puxadinhos não constam sequer de placa de engenheiro responsável. Mas é verdade que nossos rios se tornaram canais de esgotos. Mas é verdade...Mas é verdade...Mas é verdade...

     E por falar em dona Cida, por onde andará aquela senhora de mesmo nome, da Estufa, que deu exemplos de como fiscalizar os homens públicos (que renunciaram a vida privada para melhor servirem a coletividade, mas sem se despregarem da privada)? Isso vem de outros tempos!

     Por ocasião de mais um ano de vida, notando que a dona Cida vai sobrevivendo, posso fazer mais do que consolá-la dizendo que “os seres humanos são assim mesmo, procuram o bem individual e esquecem o bem coletivo, sendo o sentimento de prazer procurado apenas no que é imediato”. Posso - e devo! - valorizar os exemplos de parentes da mesma que não se conformam com as coisas erradas. São provas de que a amam. Afinal, a Cida...e as tantas irmãs delas por esse "mundo de meu Deus" precisam ter as suas necessidades satisfeitas.Agora, se me dão licença, preciso pensar no presente da amiga e mãe de tanta gente. 
        Parabéns, dona Cida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário