segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ANIVERSÁRIO DA “CIDA” E...



Hoje é data especial para os ubatubenses. Afinal, já se consolidou que o dia 28 de outubro de 1637  é a data de fundação da Vila Nova da Exaltação da Santa Cruz do Salvador de Ubatuba, que hoje se resume a Ubatuba. 

A história oficial diz: a partir de um “pedaço de terra”, depois de passar por alguns nomes, foi cedido a Jordão Homem da Costa o mérito da fundação da vila. Porém, um livro do Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Caraguatatuba, relata da seguinte maneira a criação do município:

“Em 1600 e tanto começava a crescer-se a primeira villa nesta Caraguatatuba. Nesse tempo mesmo, sobreveio uma epidemia que devorou parte do Povo, descorsoado o restante do povo dirigiu-se para Ubatuba onde levantarão ali uma nova Freguezia, levando estes emigrados o cartório deste para aquele; e que hoje gosa a Cathegoria de Cidade. Isto antes de ser inaugurada a Villa de São Sebastião (...)”.  

Portanto, há esta possibilidade: foi a vila fundada por um pessoal que fugia de epidemia no começo do século XVII.

Polêmicas à parte, quero agora homenagear a “Cida”, o mano Mingo e a Diana Narita, com uma gravação feita em 1974, com o finado músico Chico Alves, morador do Sertão do Puruba. É um serra baile (ou uma tontinha) que animava os bate-pés dos festeiros caiçaras de antigamente, quando não existia essa massificação cultural tão medonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário