sábado, 31 de agosto de 2013

CAIÇARADA

O mar...a lida de cada dia... (Arquivo JRS)

        Ontem, juntamente com a família, passei na Caiçarada para degustar uma comida bem nossa: tainha e pirão. Mais importante foi rever muitos amigos, poder cumprimentá-los e sentir o clima de empolgação na Ilha dos Pescadores.
        A Ilha dos Pescadores, uma feitoria de pescados desde 1937, tem uma energia especial, muito positiva no propósito de reforçar a nossa identidade caiçara. Neste momento, recordo-me de tantas pessoas que me inspiraram a refletir a partir do ser pescador. Por exemplo: Maneco Hilário, Jean-Pierre e dona Silvia Patural, Florindo Teixeira Leite, Aládio, Acácio Quintino, tio Chico Félix, tio Genésio Mesquita, dona Isaura e vovô Armiro. Eles são parte dessa energia.
        É a energia das remadas, dos cálculos das ondas e das marés; das correntezas, das observações nas calmarias e carrancas no céu; das embarcações e suas tralhas; das alegrias após chegar na praia com pescados em abundância...E por que não dizer das festas (religiosas e profanas) que coroavam cada etapa do ser caiçara?!
     Nem imagino Caiçarada sem regata de canoa, sem peixe-com-banana verde, sem farinha de mandioca, sem consertada, sem piché, sem garapa, sem xiba, cana-verde, fandango, congada, ciranda e tantas outras coisas do meu povo.
      Talvez seja o momento de insistir num projeto antigo: revitalizar a Ilha dos Pescadores para ser um atrativo o ano todo.  Ubatuba merece muito mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário