segunda-feira, 5 de agosto de 2013

“É FARTA DE DISCIPRINA!”


Canoa sendo puxada na costeira.


A disciplina é importante demais! Até os cachorros caiçaras, ou melhor, os seus donos, eram criticados quando agiam sem disciplina (atacavam, roubavam, latiam à toa...). Lembro-me do finado tio Lindo e de sua  fala quando o cachorro do Benedito Siledônio parecia cercá-lo na praia: “Venha cá, Dito; escute bem: vede se disciprina esse vosso cachorro”.

As propriedades não tinham muros; as roças eram respeitadas. Em agosto de cada ano, bastava olhar pelos morros e badejas e ver as queimadas para novas plantações. Era só ter cuidado para não invadir o espaço do outro. Assim explicava o tio Maneco Armiro: “A gente primero roça o mato fazendo o acero; depois taca fogo. Caso não queime bem, pricisa carpi a terra, barrê, prá então decepá a rama, fincá. Despois então de dos ano em diante que ela vai tê raiz, pra dá a mandioca”. A localização? “Ah! É logo ali! Sabe onde igiste treis pedra? É no pé da mais arta, onde se vê a coivara”.
Andava-se por todo lado; não havia cancelas nos caminhos de servidão, nas trilhas que eram centenárias. O tio Dário, explicando para um turista-pescador: “O senhor vai, vai, vai... Até a distança que dé não tem embargo ninhum, não tem moradô pra frente”.
E termino: todos respeitavam os espaços sem haver nehuma lei escrita. No contexto atual, diria o vô Armiro: “É farta de disciprina!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário