sábado, 6 de abril de 2013

A LUZ VINHA DE LÁ


          
Eis a fonte da Luz do Oliveira! (Arquivo JRS)
                Eu já contei a respeito da Luz do Oliveira, da Praia da Fortaleza. Está em algum lugar desses dois anos do blog. Apesar de dar detalhes de um fato ocorrido há mais de quarenta anos, não sei porque omiti este detalhe: era do lago formado em cima da Ponta da Fortaleza, de acordo com o próprio Oliveira, que saía a tal luz assim que o serão era tomado por pios de coruja. Hoje, revendo algumas imagens, achei a do referido lago. Ele, apesar de pequeno e de desaparecer em determinados períodos do ano, é bonito. Quanto sal eu já recolhi do seu redor!
                Houve quem dissesse que o fenômeno era causado pelo proprietário das terras, o Hamilton Prado, que também tinha uma casa no outro lado da baía, na Praia do Lázaro. A intenção era assombrar o pobre do empregado. Não sei, nem consigo imaginar como ele seria capaz disso. Afinal, era uma luz, no formato de uma bola de futebol, a se deslocar da costeira até o jundu para infernizar um pobre pescador-roceiro. Mais tarde, ao conhecer a pessoa que tomava conta da casa do empresário, no Lázaro, fiquei sabendo que, de fato, coisas estranhas povoavam o cotidiano do ricaço. “Não sei se era coisa de Deus ou do Coisa Ruim, mas era de arrepiar”.
                Eu também só dei dizer que era de meter medo! É como se estivesse com o Oliveira ao lado dizendo: "A luz vinha de lá".

                Um detalhe: naquele tempo, início de 1970, foi quando os caiçaras puderam ver estranhas luzes no céu, nomeadas depois como disco voador. Eu também vi!

Um comentário:

  1. A minha opinião é de que o Sr. Hamilton Prado, grande estudioso do fenômeno denominado "Projeciologia" ou popularmente "viagem astral" e autor senão me engano do livro "No limiar da sobrevivência" (onde relata suas experiências no astral), fazia sim essas viagens, causando esses "inconvenientes" às pessoas. Minha avó, Maria Tereza viu esse fenômeno por diversas vezes.

    ResponderExcluir