sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

COINCIDÊNCIAS

 

Eu e Celina - Imagem Maria Eugênia 

Camiseta - Arquivo JRS 


     Alguns dias depois de eu ter escrito sobre a filha corada do Curruíra Velho, me deparei com uma mulher que me reconheceu de outros tempos. Na verdade, ela conheceu bem o meu pai. Então...me achou muito parecido com ele. “Você é filho do Gildo Carpinteiro?”. Em seguida se apresentou, me refrescou a  memória: “Eu sou a Carla, filha caçula do Mauro Simões, do Perequê-mirim. Ele já é falecido. Minha mãe é Francisca, filha do Chiquinho Curruíra, da praia da Enseada. Eu sou neta dele. Há quinze anos me mudei para a cidade de Cruzeiro, no Vale do Paraíba. Minha  mãe mora comigo”. Depois disso a prosa correu solta. Eu me recordei dela: era uma criança linda, morena, de cabelos louros e cacheados. Tinha outras duas irmãs e um irmão. “Vou ficar em Ubatuba apenas alguns dias, vim visitar uma comadre que mora na Cachoeira dos Macacos. Já não sinto alegria nesta cidade porque tá tudo muito diferente, as praias e rios estão sujos, as pessoas são estranhas, quase não encontro gente conhecida, os prédios estão tomando os espaços...”.

    Depois desse reencontro, passando de carro pela serra de Ubatuba, vindo de Taubaté, me recordei de um acontecimento triste ocorrido na minha adolescência: o pai da minha amiga Celina Okase foi assassinado quase na divisa do município. O Seo Keite Okase era taxista. Provavelmente o contrataram para uma “corrida” e o mataram na beira da estrada, em plena Mata Atlântica.   Era meados da década de 1970, estudávamos na 6ª série, no Ginásio Capitão Deolindo. Triste, né? Então...estando dias desses olhando o mar com a minha filha, bem ali na praia do Cruzeiro, quem apareceu? A Celina! A estimada Celina Okase!

   Há anos a Celina se encantou com o primo Tiãozinho Mesquita. Agora são comerciantes no Perequê-açu. Foi ótimo reencontrar a Celina, saber notícias de pessoas queridas, ter uma boa prosa  e poder apresentá-la à Maria Eugênia. É isto: boas coincidências renovam nossas energias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário