segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

SOBRADOS

 

 

Sobradão do Porto - Arquivo Ubatuba 

     Hoje, a partir de uma fotografia de meados do século XX, cujo autor desconheço, permitirei uma noção do espaço central da cidade de Ubatuba, onde, quando criança, ainda alcancei vários edifícios arruinados, sendo demolidos, a praça 13 de maio cheia de capim, a avenida Iperoig com um canteiro central amplo de plantas vicejantes etc. . Para isso estou me valendo do escrito do Seo Filhinho, do livro A farmácia do Filhinho.


     Nas praças – sem jardins – não raro muares pastavam abusivamente na viçosa vegetação que ali crescia.

     Se as residências mantinham remanescentes calçadas de rústicas pedras facetadas, que lhe protegiam os alicerces da fachada, por elas ninguém transitava. Desaforado aquele que ousasse subir e por elas transitar, desvendando o interior das casas, pelas janelas de pouca altura e costumeiramente abertas!

    As edificações, poucas apresentavam satisfatório estado de conservação. Na maioria dos casarões antigos de largos beirais e vergas arqueadas, o descolorido das fachadas, os desvãos dos vidros semi quebrados – alguns até com vistosos arbustos vicejando no telhado limoso e enegrecido -, demonstravam a decadência econômica a que chegou grande parte da população.

   Poucos sobradões ainda teimavam em perdurar. Além do Sobradão do Porto, tão citado e decantado por sua imponência e notoriedade histórica, havia dois outros no largo da Matriz, em boas condições, onde residiam, num, o cel. Francisco Gonçalves Pereira – um dos argentários de antanho e ex-deputado provincial – e sua filha solteira d. Aninha e, no outro, d. Aninha Vitorino, já velhinha, viúva do comendador Joaquim Vicente da Cunha. Esses dois imponentes sobradões, já necessitando de obras de conservação, foram demolidos para darem lugar ao prédio do atual Cine Iperoig.

   

Observação 1: o citado livro foi publicado em 1989. Hoje não existe mais o Cine Iperoig que tantas vezes frequentei. Tudo foi demolido, dando lugar ao Teatro Municipal.


Observação 2: Na fotografia, no andar do sótão, lá no alto,  uma prova de que havia detalhes (vasos, estátuas) enfeitando as colunas. ornamentando o casarão do comerciante Balthazar Fortes. Onde foram parar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário