sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

O GALO NÃO CANTARÁ

Observatório - Brazópolis 2023 - Arquivo JRS


      "Tá chegando o tempo de Reisado, né Zé? Só que eu tenho uma péssima notícia para você:  no Dia dos Santos Reis não vai ter galo cantando".  Quem me deu esta informação foi o amigo João.  "Por quê?". Fiquei atento à resposta. Eu soube imediatamente que ele se referia ao conhecido imitador de galo (cantando no momento certo diante do presépio da igreja).  Faz parte da tradição caiçara, no dia 6 de janeiro de cada ano, prestigiar os grupos que se apresentam e ouvir o galo cantar. "O galo não vai cantar porque o moço não é mais católico.  Agora segue uma religião que não aprova isso". Me surpreendi. Não teve como não dizer: "Ó dó, né? Mas foi escolha dele. Deve estar feliz". "Sim" - continuou o João - "Agora ele vive enfurnado em casa, estudando a Bíblia e os ensinos da igreja em grupos virtuais. Não participa de nada, parece até que tá adoecendo. Eu lamento muito, mas digo que é um atraso de vida deixar de participar das atividades folclóricas, das manifestações populares; deixar de lado tantas amizades de alegres eventos. Isso é doença, Zé".  "Pode ser mesmo. Assim vai entrando nessa moral de rebanho, aceitando coisas absurdas, alimentando sistemas cruéis. É o que chamamos de alienação. Muitos grupos, sobretudo religiosos, vão deixando as pessoas nessa situação.  Na verdade, se aproveitam delas. São os seguidores fiéis que sustentam essas organizações (que se tornam potências dominadoras de mentes e corpos). É uma pena, amigo. Pior é não ter galo cantando na noite dos  Santos Reis. Fazer o quê, né?",  Que tal refletir sobre as relações de dominação que as falas, os discursos. escondem?"

2 comentários: