sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

LARANJA-CRAVO

 

Cará moela, maçã e especula (teta de vaca) - (Arquivo JRS)


          Laranja-cravo é mexerica. Eu adoro! Quem não gosta?

          Antigamente, por todos os terreiros, pelos caminhos, se encontravam os pés de laranja-cravo, as mexeriqueiras. Era a preferida nossa porque é gostosa e fácil de retirar a casca. Ela se desprende muito bem  dos gomos. Essa laranja é rica em sumo e odor, denuncia quem acabou de saborear uma delas. O meu bisavô (Nhonhô Armiro) cultivava um lindo pé entre a sua casa e a praia (da Fortaleza). Eu e o mano Mingo éramos os que mais cobiçavam aquelas frutas conforme iam amarelando. Na época certa, por volta dos meses de abril/maio, não resistíamos a pegar algumas e saboreá-las no jundu, debaixo de uma amendoeira, olhando o mar. O Nhonhô percebia as pequenas pegadas e sentia o cheiro quando, retornando para casa, tínhamos que passar pelo seu terreiro. Ele dava uma leve bronca, dizia que era para esperar que amadurecessem mais. "Escute aqui, criançada: carece de deixá as laranja devezá. Agora é que vai amarelando, ficará boa, bem docinha. Tem que esperá madurecê primeiro. Agora vão lá na bica lavá bem as mão senão fica manchada depois de pegá sol, empreteja a pele". 

       Além da laranja-cravo (que hoje chamamos mais de mexerica carioca), pelas terras daquele tempo eu conheci a laranja-saúde (lima), a laranja-da-terra,  a laranja-da-China, a laranja seleta etc. Hoje não é comum enxergar nenhuma laranjeira em quintal algum, menos ainda pelos caminhos.  Só se encontram nos mercados, onde temos de pagar caro, sempre sabendo que elas trazem uma carga de agrotóxicos. Onde vamos parar?

     Eu, talvez devido o histórico da minha infância, estou sempre selecionando sementes de mexericas para produzir mudas. Sei que ainda comerei muitas dessas laranjas e presentearei as pessoas queridas com inigualável iguaria. Ah! Também não abro mão de cultivar mandioca mansa (mandioca doce) própria para ser comida as raízes (cozidas ou assadas). A outra, a mandioca brava, usada para fazer farinha, eu deixo para quem tenha os apetrechos adequados a tal técnica. Mandioca branca é uma variedade de mandioca brava. O saudoso Antônio Clemente me explicou um dia, lá no Sertão do Pasto Grande, no terreiro do Mané Grande: "Mandioca branca não presta pra comê. Só faz farinha. A nossa gente chama ela de mata-fome"

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário