quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

CORAÇÃO MAGOADO

Batata coração magoado
Coração magoado no café da manhã - Arquivo JRS



       Coração magoado lembra tristeza, exclusão, ressentimento e outros sentimentos similares. Mas não é disso que eu falo! No caso, coração magoado é a batata roxa, cujos doces tanto saboreei quando mais novo. Ela anda sumida, talvez devido aos espaços de cultivos terem se tornados propriedades particulares de turistas, gramados de moradias e de edificações populares que se remontam morro acima, onde eram os roçados caiçaras. Você a conhece? Ah, vale a pena!
          É preciso repensar a nossa produtividade, os nossos cultivos, sobretudo porque eram culturas que não recorriam a  nenhum tipo de agrotóxicos. Mandiocais, bananais, canaviais, batatais etc. preenchiam/garantiam nossas existências. Dessa variedade decorriam nossos hábitos alimentares, nossa gastronomia caiçara. Os temperos básicos estavam nas hortas, pelos cisqueiros.
            Agora me detenho, penso na etimologia da palavra cultura ligada à arte de cultivar. Explicam as fontes que cultura deriva do latim colere, significando cultivar plantas, desenvolver atividades agrícolas. Com o passar do tempo foi também se aplicando ao desenvolvimento intelectual/educacional de todos nós, coisas que cultivamos para marcar nossas essências, nossos traços culturais. Ou seja, o conceito foi ampliado, dá sentido às nossas convicções, características regionais etc.
            Não existe cultura sem educação. Meus pais, meus avós e demais parentes contavam histórias, cantavam, dançavam, usavam termos bem específicos, desenvolveram técnicas próprias para conseguir viver na natureza, entre a serra e o mar. É a nossa cultura popular. Depois vieram professoras e professores esclarecendo melhor muitas coisas, inaugurando a cultura erudita na nossa vivência. Todo esses conhecimentos cultivados me encaminha à conclusão de que a nossa sabedoria se modela e se remodela a cada oportunidade. Dias atrás me perguntava sobre família; me recordei de uma resposta atribuída a Jesus, mais ou menos assim: "Quem são meus pais, quem são meus irmãos senão aqueles que fazem a vontade de meu pai que está no céu?". Segundo a nossa tradição patriarcal e a moral da nossa cultura deveríamos honrar a família sobre todas as coisas. Mas qual família? Pensei...pensei...pensei... Família são as pessoas unidas por sentimentos e por ideais esperançosos. Portanto, se a esperança num mundo de justiça não é compartilhado por esse grupo podemos afirmar que não há união, que o termo família é erroneamente aplicado ao mesmo. Enfim, a essas pessoas (que deixam meu coração magoado) não faço convite para tomar um café com batata coração magoado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário