quinta-feira, 3 de junho de 2021

PEPE E FLORA

O pier pequeno em Itaguá (Arquivo Postal - JRS)


        João de Souza, cidadão do Itaguá e um dos melhores contadores de causos que alcancei, um dia me contou: 

       "Bem ali, naquele pier pequeno do Magalhães, eu tive uma prosa interessante com o Sanchez. Sabe quem é? É quem construiu aquele hotel nas Toninhas. Agora já é morto. Ele e a esposa morreram num acidente terrível, de carro. Era espanhol. O nome inteiro: José Sanchez Orrios. Por isso que o estabelecimento recebeu o nome de Orrios Hotel".  Lembro-me que naquele momento eu intervi, pois sabia da história. Dona Flora, a esposa, era nossa professora no bairro do Perequê-mirim. Hoje, Florentina Martins Sanchez nomeia a escola estadual de lá. Ela era uma senhora muito elegante, com brincos e colares que chamavam a nossa atenção. Tratava o marido por Pepe. Ele a levava e buscava de carro na porta da escola. Tinha um Opala amarelo. "Pois é", continuou o João, "ele, imigrante da cidade de Madrid, veio tentar a vida no Brasil, na capital paulista, no ramo da construção civil. A esposa, brasileira da cidade de Presidente Prudente, conforme você disse, era professora. O casal adorava viajar, resultando na decisão de se voltar ao turismo, de construir um hotel. A escolha foi a praia das Toninhas". 

      Eu conheci a Toninhas por volta dos sete anos de idade. O lado de cima da estrada era vazio de casas; só o pessoal do Rubens Gil morava na metade do trajeto. Onde surgiu o Orrios Hotel era próximo do brejo de taboas, onde sempre se avistava os porcos do Paru fuçando na maior liberdade. Hoje está cheio de casas; os primeiros prédios vão surgindo onde uma base de lama deve permanecer existindo. 

     Perguntei ao meu amigo se ele sabia mais coisas do casal, do Pepe. "Sei que ele se decidiu parar em Ubatuba por intermédio do Pisa, um ricaço paulistano que loteou a praia do Tenório. Mais nada sei dele. Até nem presta falar nesse pessoal que já é morto! Vamos mudar de assunto, tá bom?". A minha curiosidade: como o João sabia de tudo isso? "Eu andei fazendo uns serviços ao Sanchez, pintando uns cartazes e letreiros no hotel por ocasião da inauguração". Assim ele me respondeu.

     Resumindo: o casal Sanchez teve um tempo breve em nossa cidade devido ao acidente na estrada quando voltavam de Caraguatatuba. No morro entre Praia Dura e Lázaro, segundo me garantiu o primo Zé Roberto, ocorreu o acidente. Orrios Hotel foi vendido para uma rede de hotéis denominada Candeias. Ao passar na rodovia, no trecho das Toninhas, todos poderão avistar a realização do Pepe e da dona Flora, a professora que alfabetizou muitos de nós.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário