terça-feira, 2 de junho de 2020

ESTA FLOR ME REMETE AO ARARIBÁ

Florada bonita! (Arquivo JRS)


                Quem passa perto da minha casa logo avista, transbordando pelo muro, flores, borboletas, abelhas e outros insetos em profusão.  Nesta época, o encanto fica por conta do frondoso pé de flor de maio. A partir de meados do mês de maio, nós ficamos na espectativa. Um belo dia, elas desabrocham para a nossa alegria e de tantos outros seres voadores. Desconfio que muita gente, passantes da rua,  também as contemplam. Afinal, basta apenas um olhar para ser cativado pelo espetáculo.

                Muita gente está acostumada com outra flor por nome de flor de maio. Nós também temos dessas aqui. Porém, desde criança eu aprendi a apreciar esta, agora apresentada com este nome. Parece uma margarida. É, poderia até ser margarida de maio, segundo a minha esposa.
Olha a abelha! (Arquivo JRS)

                Desconfio que, em décadas passadas, em todos os nossos simples terreiros  caiçaras, havia uma planta dessa. Todos queriam, no final do mês de maio, levar seu ramalhete para compor os arranjos que enfeitavam Nossa Senhora. Para quem não sabe: o mês de maio é dedicado a Maria, a mãe de Jesus. Assim... sendo os caiçaras gestados na força da igreja católica, essa devoção tem tradição, faz parte do catolicismo popular.  Então, é uma planta de grande valor sentimental. O meu primo Zé Roberto, escreveu o seguinte ao ver a florada em casa: “Esta flor me remete ao Araribá, época de criança, no mês de maio, na coroação de Nossa Senhora”. Eu digo o mesmo em relação ao Sapê, onde nasci.

                Segundo contam, essa tradição tem origem na Grécia.  Maio era dedicado à deusa Artemisa, deusa da fecundidade. Foi reforçada pelo culto dos romanos à deusa Flora, a intercessora da vegetação. Maio era o apogeu da primavera no hemisfério norte. O que fez a igreja, na Idade Média, foi se aproveitar da força da devoção existente e convertê-la em ritual católico. “Estratégia para conseguir adeptos!”.  E assim chegou até nós, deixou sua marca na formação do povo brasileiro.

                Hoje não é fácil encontrar a flor de maio. Pode ser porque as plantas exigem os nossos cuidados, a nossa atenção. Pode ser porque as pessoas queiram usar os espaços para outras finalidades. Pode ser por muitas outras razões... Eu me orgulho muito dessa planta, desse aspecto sentimental da nossa cultura. Bem cedo escuto o zum-zum-zum das abelhas e admiro a revoada das borboletas. Flores simples e lindas! Cultivá-las faz bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário