domingo, 22 de dezembro de 2019

ARTESANATO É A NOSSA PRAIA

Primeiro registro (Arquivo JRS)
Eu e Tacinha
Maria Eugênia e suas cerâmicas (Arquivo JRS)
Estevan e nossos balaios (Arquivo JRS)

                 Agora, pela primeira vez, graças ao incentivo da minha Gal, eu e a família estamos expondo com outro tanto de gente boa o nosso artesanato. A Fundart (fundação cultural do município) está nos apoiando, fornecendo as barracas e garantindo o espaço (boca da barra dos pescadores - praça Anchieta).  Ainda falta dar um jeito na iluminação daquele cantinho para maior projeção ao espaço e aos trabalhos da minha gente, mas o grupo setorial tem se mostrado disposto a continuar os esforços para que as artesãs e artesãos se mostrem com a maior dignidade possível. Os amigos têm aparecido para prestigiar. Os turistas vão chegando aos poucos. É compensador ver os trabalhos, suas autoras e autores. É prazeroso escutar como se dão os processos criativos, os materiais e técnicas  usadas, saber que estão utilizando outros meios para divulgação e vendas etc.

                   Na primeira noite, na barraca próxima, avistei a prima do papai, a Tacinha (Ana). Logo que ela me viu, veio me cumprimentar e prosear um pouco. Ela, gente do Pulso e Caçandoca, filha do meu tio-avô Leopoldo Félix, assim que notou os balaios se encantou: "Que beleza, Zezinho! É de papel mesmo? Quantas vezes eu vi o papai ir ao mato para buscar taquara e cipó para fazer balaios, samburás, peneiras! Os seus estão lindos! E tem a vantagem de agora não precisar mais ter tanto trabalho, nem de correr risco, né? Se é tudo feito de papel, nunca vai lhe faltar material. Já passei vendo as outras barracas, tudo tá muito bonito. Espero que vocês vendam bastante. Parabéns, mesmo! Assim, fazendo balaios, você continua coisas nossas de antigamente".  Valeu, Tacinha!

                  Reutilizar e reciclar, na proposta de quem faz artesanato, visa reduzir o ataque contra a natureza, contra o nosso lar, a Terra.

                Abraços e sucessos a todos nós da Feira de Artesanato de Ubatuba. Bem-vindos os amigos e visitantes! Boas festas a todo mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário