quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

ADVENTO

Sob controle (Imagem da internet)


         Meus pais, caiçaras de outros tempos, sabiam acolher as pessoas. Faziam de tudo para promover a satisfação de quem passasse por nossa casa, pelo lugar onde estivéssemos morando. Ninguém ficava sem um pouso caso precisasse, nem sem partilhar do nosso alimento se estivesse desamparado. “É pecado negar comida. Não presta deixar de ajudar quem é mais pobre do que nós”. Só que eles, na simplicidade daquele tempo, logo viam quem estava querendo se aproveitar deles. Pelo olhar e pelos modos sempre acertavam em suas percepções, dando logo um jeito na situação. Eu creio que herdei um pouco deles neste detalhe (de confiar desconfiando).
          Hoje, mais do que naquele tempo, muita gente acorre para a nossa terra na ambição de se fazer por aqui. Só que encaram a vida com princípios ruins, pretendendo se fazer às custas de quem trabalha, fomentando a discórdia e danando a vida das pessoas simples. Sim, simples! Pessoas com princípios nefastos não vão em cima de quem elas notam ser também aproveitadoras! Adiam ao máximo lançar mão de confirmar o ditado de “cobra engolindo cobra”.
      Atualmente tenho notado um outro tipo de perversidade: o controle ideológico. Pessoas do seu mesmo nível econômico, que precisam do salário de cada mês como você, se entrincheiram na ideologia dos poderosos e fazem de tudo para arrasar com aquelas que não estão com elas. Ou seja, investem primeiramente contra quem está mais próximo, quase sempre que trabalha ao lado e depende do mesmo patrão. Fofocas, intrigas, criação de “provas” idiotas denotam o caráter de gente assim, envenenam o ambiente profissional. Gente desse tipo se recusa a desenvolver a inteligência e aperfeiçoa a maldade. Pode até ter um discurso bonito (demagogia), mas nunca vai deixar de ser alguém que apoia as práticas excludentes, elitistas e destruidoras do mundo e da felicidade para todos. E, encerrando seus discursos apoiadores de uma minoria que vive às custas de quem trabalha, vai repetir sempre uma frase alienada, tipo “fala de papagaio de pirata”. E você vai pensar: “É cabeça gorda mesmo! Pensa que está enganando quem?”. E as "convicções de gado" que se reforçam? "A Terra é plana", "Paulo Freire é um energúmeno", "O pobre tem muitos direitos", "A privatização de tudo é a solução", "Tudo está  bem, graças a Deus" etc. Resumindo: a porteira está aberta para dar um fim na democracia brasileira.

     É tempo de Advento. Neste momento de reflexão, quero agradecer pelas pessoas boas que se empenharam em desvendar a realidade, promovendo a consciência libertadora, sendo solidárias e alimentando as esperanças, sobretudo as minhas. É a minha gente! Grande abraço amigos e amigas! Boas festas!

3 comentários:

  1. Ótimas festas para você
    e todos que te cercam. E em 2020 'tamo junto... Abração amigo.
    Napoleão e família

    ResponderExcluir
  2. Como diz meu amigo Zé, "eu acho é pouco" Parabéns pelas reflexão! Um ótimo Natal a você e a sua família! Um abraço meu, do Daniel( piragica) e das minhas meninas...

    ResponderExcluir