sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

PRIMEIRO DE ABRIL!


Mirtes - HARUMI HONDA - Beleza de espírito, tal como a saudosa mãe. (Arquivo JRS)

               Dona Helena (Hamako Nishi Honda) era espirituosa, gostava de escutar e de contar passagens alegres. Era bem animada. No texto seguinte, vemos que foi assim desde a infância, quando vivia no litoral paulista, no sul, na pesca da manjuba. 

A pinga
               Tinha um senhor que pegava a canoa de casa para pegar os peixes que estavam no covo. O covo é mais ou menos assim: 
O covo - Reprodução do CADERNO DE HAMAKO (Arquivo JRS)


           Todos os dias, de manhã e à tarde ele vinha em casa para beber a pinga.     No dia primeiro de abril ele veio como sempre para beber pinga. Eu já tinha deixado a pinga misturada com  água, meia a meia. Ele veio e pediu a pinga. Daí, eu como sempre, coloquei o copo a ele que estava acostumado a tomar num gole só. Quando ele acabou de beber, ficou tão bravo comigo, mas eu ria tanto que ele também começou a rir. Depois eu falei para ele que era primeiro de abril.

3 comentários:

  1. Oh meu amigo, obrigada pelo comentário e foto. Maman era muito espirituosa e muito sapeca!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Certamente que ao natural devia ficar em pequeno barril de madeira para envelhecimento com sabor amadeirado. "Happy Hour" dos trabalhadores.

      Excluir