terça-feira, 24 de janeiro de 2017

UM LUGAR NA MEMÓRIA

Armazém da Praia Dura (Arquivo Ubatuba Antiga)
                           Assim que passou a estrada Caraguá - Ubatuba, por volta de 1955, uma venda (armazém de secos e molhados) se instalou ali, na margem da estrada, na entrada do Corcovado. Hoje, quem reparar bem, verá um velho cambucazeiro e uma pequena área plana. Era o socorro em alguma emergência ao povo que morava por ali (Rio Escuro, Folha Seca, Fortaleza, Praia Brava, Corcovado...).  Quantas vezes a gente saía da Praia da Fortaleza para comprar simples produtos. "Vai lá, na Praia Dura, compra uma lata de leite em pó e um litro de querosene". Depois de, no mínimo três horas, a gente estava de volta com as encomendas. Por volta de 1970, o ponto comercial era muito frequentado pelos cortadores de pedra e pelos caminhoneiros, pois logo ali atrás, por muitos anos foi extraído granito verde. Lembro do saudoso Francolino chegando encharcado de suor, carregando um saco de farinha de mandioca desde o Sertão do Corcovado.Na venda ele trocava de camisa, ajeitava o chapéu e esperava a condução para ir vender seu produto na cidade. 

Contribuições:

Esse armazém pertenceu ao meu padrinho e madrinha de crisma, Sr. Pedro Mateus e Isabel, pessoas maravilhosas, saudades boas de quando vindo a pé dá Fortaleza, tomávamos fôlego eu e minha avó Maria Teresa para então pegarmos o ônibus para Caraguá. Excelente, Zé! Grato pelas boas e inesquecíveis lembranças. (Cláudio)


O armazém pertencia aos meus queridos compadres, Isabel e Pedro Mateus, Marina e Periquito, filha do casal e padrinhos também. Linda lembrança, Zé. (Nádia)

Um comentário:

  1. Esse armazém pertenceu ao meu padrinho e madrinha de crisma, Sr. Pedro Mateus e Isabel, pessoas maravilhosas, saudades boas de quando vindo a pé dá Fortaleza, tomávamos fôlego eu e minha avó Maria Teresa para então pegarmos o ônibus para Caraguá. Excelente Zé! Grato pelas boas e inesquecíveis lembranças.

    ResponderExcluir