sábado, 1 de outubro de 2016

ALIADOS DA NATUREZA



Alcides, Solange Vasconcelos e Santiago (Arquivo: Cristiane Demarchi)

     Muito legal a iniciativa do Santiago em dar essa oportunidade de mais gente conhecer os saberes do povo caiçara através da fala do Alcides, do Camburi. É o que denomina-se etnoconhecimento. Daí a importância de não se perder a grande diversidade étnica deste planeta, de resgatar a etnobiodiversidade. Daí a importância de se orgulhar de nossas raízes culturais que, graças a esta condição única no planeta, resultou na cultura deste lugar (entre a serra e o mar). Parabéns, irmão!

Pausa para a pose (Arquivo Cristiane Demarchi)
Alunos de Biologia participam da palestra no Módulo. Tema: Agroflorestas

         A palestra sobre Agroflorestas, que ocorreu  na noite de quarta-feira (21/09), dentro da programação da XIV Semana Institucional do Centro Universitário Módulo, teve como convidados Luiz Claudio Santiago Bernardes e Alcides Alves Jorge.

    Santiago Bernardes é autor do livro Palavrandando. Biólogo e educador ambiental, ele dá palestras sobre as Agroflorestas na comunidade Quilombolas.
       Alcides Alves Jorge é artesão e agricultor quilombola, morador de Camburi, na região Norte de Ubatuba, e há oito anos desenvolve trabalhos de Tecnologia em Agroflorestas de plantios convencionais de monoculturas como mandioca. O trabalho é desenvolvido nessa região do município de Ubatuba, por sistema de mutirão e pelos povos caiçaras e quilombolas.
        Essa tecnologia ameniza limitações do terreno, minimiza riscos de degradação inerentes à atividade agrícola e aperfeiçoa a produtividade para a comunidade.
         O objetivo do projeto é unir conhecimento, vontade, disposição para junto à comunidade dar continuidade ao processo de regeneração da floresta através de espécies arbóreas. Outro objetivo é a produção de alimentos, baseada em alimentos limpos e saudáveis.
          Natália Francione, 20, é uma amante desse movimento de Agroflorestas. Ela esteve presente na palestra e já participou nos mutirões. Aliás, ela afirma ter conhecido Alcides através deste movimento.
          Para Natália, na restauração da área degradada é muito importante falar de Agroflorestas e de manejo sustentável. “Seu Alcides é um exemplo de ser humano que se preocupa com essas práticas antiga de queimadas. Ele sabe que isso é uma terrível degradação do solo”. Alcides vem desenvolvendo projetos na área dos Quilombolas para amenizar este impacto. “Plantando, colhendo e semeando. Esta é a ideia. Só assim podemos matar a fome do povo”, afirma Natália.


Nenhum comentário:

Postar um comentário