segunda-feira, 29 de agosto de 2016

FEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - RELATOS (VI)

Baobá (Arquivo JRS)

Arte do professor Hildebrando (Arquivo JRS)

O LIXO QUE VIRA ARTE  - Luciana Valério Cunha

Em outra escola, em outro bairro e com outra clientela, a professora Luciana expandiu a consciência ecológica, fez bem a sua parte e mereceu destaque na Feira.

               Meu trabalho foi desenvolvido com uma 8ª série, do noturno, na Escola Aurelina Ferreira, em Ubatuba, dentro da disciplina de Educação Artística.
               Após muita leitura e estudos de várias formas de manter o meio ambiente mais agradável e favorável ao nosso viver, propus aos meus alunos um trabalho sobre a preservação do meio ambiente, expliquei a existência da Fundação, sua importância e função.
               Toparam o desafio. Coloquei algumas ideias, debatemos outras, até escolhermos uma de mais fácil acesso e organização. O primeiro passo foi sairmos pelo bairro e coletarmos o lixo encontrado em volta da escola. Lá fomos de saco na mão e muita indignação. A divisão dos grupos ficou a critério dos alunos. Minha função era observar.
               De volta à escola, os alunos foram lavar o material, já que o mesmo seria exposto numa Feira próxima. Muitos passavam o desejo de colocar em prática os planos, pois já havíamos conversado bastante sobre o desenvolvimento do trabalho.

               De arame, martelo, alicate, cola prego... os alunos arregaçaram as mangas e foram aos entretanto. Dividiram - se em: plástico, madeira, latas. No grupo que trabalhou com lata e plástico, foi montada uma única escultura; o de madeira fez diversas. A empolgação tomou conta de todos. Ao final, pedi para que cada grupo escrevesse sobre sua escultura e o que mais lhe chamou a atenção. Conclusão: posso dizer que o resultado foi positivo para ambas as partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário