domingo, 17 de agosto de 2014

SEMENTE DO AMANHÃ

                 
        Hoje eu acordei pensando em tantas pessoas que deixaram registradas algumas palavras a respeito da nossa cidade de Ubatuba. Por tantos nomes estão: Fátima, Júlio, Góis, Terezinha, Eliana, Neiva, Ezequiel e tanto outras pessoas queridas. Entre estas faz falta a Fernanda Liberal e a sua ânsia de amar. 
          O presente texto é do Celso, genro da saudosa Fernanda, uma paulistana que adotou a vida rente ao mar, cujo blog (http://www.letrasdocelso.blogspot.com.br/) é inspirador em temas bem sérios, mas tratados com uma suavidade sem igual.

     Gera preocupação o futuro dos jovens ubatubenses. Afinal, quais as perspectivas de trabalho que têm?

         O comércio local, a hotelaria, os prestadores de serviços, absorvem uma pequena parte desta demanda. Várias famílias, também, conseguem criar condições para que seus filhos consolidem suas atividades profissionais em cidades mais promissoras.  A questão principal é que a maioria da juventude não dispõe desta retaguarda.

    Voltando à nossa iniciativa privada, pergunto, ela é pujante?

        Alguns segmentos, sem dúvida, estão consolidados. Mas, novamente, reflito sobre a maioria. Geralmente, são pequenas empresas com limitado poder de investimento e que resistem a contratações.  Sabem dos riscos que a legislação trabalhista embute.

        E os serviços públicos?    Geram empregos, através de concursos ou acordos políticos. Não proporcionam, porém, uma diversidade de possibilidades profissionais.

       Uma saída para este cenário nebuloso seria oferecer aos nossos jovens uma excelente formação nos ensinos fundamental, médio e técnico. Esta base educacional representaria a possibilidade de evolução, afinal, pelo país afora, há vagas no mercado de trabalho para gente preparada. Sem falar na possibilidade de uma carreira acadêmica, disputando vagas nas melhores universidades.

     Há diversos programas que oferecem bolsas de estudos integrais para os menos favorecidos. É necessário, porém, ter uma boa formação para conquistá-las.

      Pois é, meus amigos...
      No melhor cenário, garantir capacitação de alto nível para nossos jovens poderia, finalmente, atrair empreendedores para o município. Eles teriam a certeza de encontrar por aqui mão de obra qualificada.

     O tempo passa e a velha e boa fórmula para uma vida mais promissora ainda é pouco aplicada.

     Educação de qualidade é a saída para a estagnação. Janela magnífica para o progresso e a liberdade.

Publicado no Blog Ubatuba Víbora
Coluna do Celsinho
8 de agosto de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário